História, perguntado por lsluciana2008, 1 ano atrás

que grupos sociais lideraram o movimento de 1932 contra getulo? quais eram os interesses deles

Soluções para a tarefa

Respondido por Hyeon
3
Vargas conseguiu a posse do governo, mas os paulistas não queriam Getúlio no governo e se oparam a ele, quando em 9 de julho de 32 lutaram contra o governo federal na Revolução Constitucionalista.
Também em 1932, os integralistas liderados por Plínio fundaram a AIB (Ação Integralista Brasileira), que defendia um governo autoritário com um único partido e a censura aos meios de comunicação, sem Vargas no governo.

lsluciana2008: OBG. HYEON E VC PODE ME AJUDAR TAMBÉM QUAIS ERAM OS INTERESSES DOS REVOLTOSOS DESSE MOVIMENTO? O QUE ALEGAVAM?
Hyeon: Conforme a política do Café com Leite era a vez de MG escolher o presidente, mas isso não aconteceu, os paulistas indicaram outro candidato depois de Washington Luís, então Vargas precisou do apoio de uma junta militar para conseguir o poder. Vargas nomeou interventores a estados assim que assumiu, o que desagradou elites.
Hyeon: Em SP, a nomeação formou a FUP, que exigia a nova constituição para o Brasil
Hyeon: Vargas nomeou outra pessoa como interventor de SP, por opressão dos paulistas, mas eles continuaram se opondo à Getúlio. Aconteceu o assassinato de 4 jovens em São Paulo, o que pode ter servido como mais um pretexto para os paulistas se oporem à Vargas.
lsluciana2008: OBG . VC ME AJUDOU BASTANTE .
Hyeon: Por nada :)
Perguntas interessantes