Que gênero sou eu?
A.Biografia
B.Notícia
C. E-mail
D.Bilhete
E.Carta
F.Piada
G.Campanha comunitária
H.Fábula
I.Conto
J.Diário
K.Cordel
L.Conto de fadas
M.Propaganda
N.Cartum
O.Receita
P.Bula
Q.Poema
R.Crônica
S.Convite
T.Horóscopo
1. Texto cotidiano utilizado em contextos informais, geralmente escrito entre pessoas que possuem certo grau de afetividade. É uma mensagem simples, escrita na maioria das vezes em pequenos pedaços de papel enviada para colegas, amigos ou familiares.
2. Este gênero possui um destinatário específico. Sua estrutura é fixa, apresentando primeiramente a saudação, em seguida o corpo da mensagem e por último a despedida. Escrito na primeira pessoa do singular, pode conter linguagem formal ou informal.
3. Texto curto que narra uma situação cômica. Utilizado geralmente em ambientes informais, com linguagem simples e coloquial.
4. Tem por objetivo esclarecer e atentar os interlocutores de uma comunidade sobre determinado assunto, geralmente alguma demanda da sociedade. Utiliza-se linguagem verbal e não verbal para chamar a atenção do leitor.
5. Gênero narrativo no qual os personagens são, geralmente, animais com características humanas, principalmente a fala. O título geralmente conta com o nome de animais e, ao final, é apresentada uma moral.
6. Gênero narrativo curto que apresenta um conflito central. São delimitados enredo, tempo e espaço. Tem o foco em determinado acontecimento, geralmente ficcional que apresenta poucos personagens.
7. É escrito em linguagem informal, apresenta data e geralmente o destinatário é a própria pessoa que está escrevendo. São narrados fatos e sentimentos relacionados ao autor como forma de desabafo.
8. Gênero em que o autor narra a história de vida e realizações de determinada pessoa. Escrito em terceira pessoa, utiliza marcos temporais e linguagem formal. Os fatos são narrados, geralmente, no tempo pretérito.
9. É um texto instrucional permeado de descrições. O objetivo é instruir o leitor para preparar algo, geralmente uma comida.
10. Gênero informativo que apresenta características de medicamentos, além de informações como indicação, posologia e modo de uso.
11. Apresenta linguagem narrativa e descritiva e o objetivo é informar algo que aconteceu. É um texto relativamente curto, que utiliza linguagem formal, clara e objetiva. É impessoal, escrito na terceira pessoa, apresenta título e é veiculado em meios de comunicação.
12. Possui como característica marcante a linguagem argumentativa e expositiva, podendo também haver pequenas descrições. O objetivo é sempre o mesmo: divulgar o produto/serviço e influenciar a opinião do leitor para que ele “compre” a ideia.
13. Gênero que se caracteriza pela correspondência entre pessoas realizada de forma virtual. É necessário haver um vocativo como saudação, a mensagem e por fim a despedida.
14. Manifestação da cultura regional brasileira, principalmente do nordeste. Sua apresentação geralmente é em forma de folhetos. Utilizam-se rimas, com linguagem informal e temas diversos, como folclore e contos populares.
15. Gênero textual dividido em estrofes e versos. Os temas geralmente são subjetivos, ligados a sentimentos e emoções.
16. Texto narrativo curto, conta acontecimentos corriqueiros do cotidiano. Contém linguagem direta, simples. Conta com poucos personagens, quando há. É um gênero produzido para jornais e revistas.
17. Texto geralmente direcionado a pessoas conhecidas, como parentes e familiares. Constam informações sobre determinado evento, como data, horário e local de sua realização.
18. Narrativa em que aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário, maravilhoso. Geralmente é uma história antiga, contada por gerações. Tem uma característica bem marcante como na sua fórmula inicial: “Era uma vez...’’ e final: “...foram felizes para sempre’’.
19. Previsões para grupos de pessoas divididas de acordo com sua data de nascimento. Este gênero geralmente é publicado em jornais diariamente. Tem características injuntivas, com “conselhos” e “dicas”.
20. Gênero jornalístico que satiriza e expõe situações cotidianas. Utiliza principalmente imagens, com personagens genéricos, aliadas a pequenos textos. O humor e a ironia são sempre presentes.
GABARITO: VEJA O EXEMPLO:
1.D ( EXPLICAÇÃO 1 PERTENCE AO GÊNERO LETRA B, BILHETE).
manoellaloladasilva:
po eu responderia mais os pontos é baixo
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
gênero é uma gama de características pertencentes e diferenciadas entre a masculinidade e a feminilidade. Dependendo do contexto, essas características podem incluir o sexo biológico: como o estado de ser do sexo masculino, do sexo feminino, ou uma variação intersexo.
Respondido por
2
Resposta:gênero é uma gama de características pertencentes e diferenciadas entre a masculinidade e a feminilidade. Dependendo do contexto, essas características podem incluir o sexo biológico: como o estado de ser do sexo masculino, do sexo feminino, ou uma variação intersexo.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás