que gás é produzido nesse processo?
isso eu quero sabe das plantas
millyravena25:
vou ver se tenho um livro de Ciências aqui
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
FOTOSSÍNTESE E CADEIA ALIMENTAR
Como a planta consegue produzir seu próprio alimento?
Os vegetais são capazes de fabricar substâncias complexas, a partir de substâncias simples, como o carbono, retirado do gás carbônico do ar atmosférico, e a água. Esse importante fenômeno é chamado fotossíntese.
Caixa de texto: O termo fotossíntese significa, literalmente, “síntese utilizando luz”
(Foto = luz e síntese = produzir)
A fotossíntese trata-se do processo mais importante que ocorre na Terra. E não é exagero! É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais. Outro produto importante da fotossíntese é o oxigênio (substância inorgânica), o qual é indispensável para a vida dos seres aeróbicos.
O Processo da Fotossíntese
As folhas possuem forma achatada (laminar) para facilitar a sua exposição à luz solar e possuem cor verde devido à presença da clorofila. Além disso, possuem pequenos “poros” microscópicos, os estômatos.
Apenas alguns tipos de organismos (plantas, algas e algumas bactérias) possuem clorofila, o pigmento essencial para promover a fotossíntese. O processo fotossintético tem início quando uma partícula de luz choca-se com uma molécula do pigmento verde (clorofila).
Caixa de texto: A incidência da luz solar sobre a folha é o passo inicial do processo que leva à produção do açúcar.
É ela que desencadeia todo o processo.
A taxa fotossintética, ou seja, a intensidade de fotossíntese que a planta realiza, pode ser alterada pela quantidade de luz que ela recebe. Quanto maior essa radiação luminosa, maior a taxa fotossintética, caso não haja nenhum outro fator como temperatura ou disponibilidade de água limitando o processo. No entanto existe um limite. Cada planta possui uma quantidade de luz específica que, quando é atingida, não altera mais a taxa fotossintética. É o chamado ponto de saturação fótico.
Uma vez que a energia luminosa é transformada em energia química, produzindo a glicose (um tipo de açúcar), ela pode ser utilizada mais tarde como “combustível” para outros processos celulares da planta.
Caixa de texto: Energia é a capacidade de realizar trabalho. A energia liberada em certos tipos de reações químicas pode ser armazenada para ser utilizada depois em outras reações.
O açúcar é convertido em outras moléculas de substâncias ricas em energia, que ficarão armazenadas nas sementes e frutos. Os animais irão alimentar-se dessas sementes e frutos e, assim, irão obter o combustível necessário para viver, pois são seres heterótrofos.
O oxigênio, tão importante para os organismos aeróbicos, é liberado como um resíduo da fotossíntese, durante a quebra das moléculas de água. Parte do oxigênio é utilizada pela planta em outras reações, somente o que ela não utiliza é liberado para a atmosfera.
A capacidade fotossintética, ou seja, o quanto de fotossíntese que a planta realiza, é determinada para cada espécie. No entanto, esse número é alterado ao longo do desenvolvimento da planta. Quando a planta é novinha, sua capacidade fotossintética é baixa, pois as folhas ainda não estão completamente desenvolvidas e, por isso, recebem menos luz solar. Além disso, os seus cloroplastos ainda não estão totalmente prontos para realizar o seu trabalho. Conforme a planta envelhece, a capacidade fotossintética também diminui. Um pouco antes da folha senescer (envelhecer) por completo, a capacidade fotossintética torna-se nula, pois os cloroplastos, e conseqüentemente a clorofila, são destruídos durante o processo de envelhecimento.
Então, em síntese...
As plantas capturam a energia do sol e a usam para formar moléculas orgânicas essenciais à vida. Esse processo, a fotossíntese, requer o pigmento verde clorofila, que está presente nas folhas. As moléculas orgânicas formadas durante a fotossíntese fornecem não apenas a energia que ativa os sistemas vivos, mas também as grandes moléculas estruturais que compõem os organismos vivos.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás