Que fragmento do texto 2 dá a entender que Caminha desconsidera qualquer possibilidade de existência de uma religiosidade própria entre os nativos?
Soluções para a tarefa
Olá,
O fragmento que nos mostra a opinião de Pero Vaz de Caminha onde ele desconsidera qualquer possibilidade de existência de uma religiosidade dos nativos indígenas encontrados no Brasil é o seguinte:
"Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo as aparências".
Esse fragmento revela as primeiras impressões do português, sendo que ele encontra no fato dos índios não serem cristãos e naquela recente crise do catolicismo na Europa uma oportunidade de catequizar e converter os índios para o cristianismo.
Abraços!
Resposta: O fragmento do texto 2 é de que os portugueses colaram-se de joelhos, e os beijavam a Cruz, e os indígenas viram e fizeram o mesmo. E Caminha diz que "Parece-me gente de tal inocência que, se endêssemos sua fala e eles a nossa, seriam logo cristãos".