Que formas podem apresentar as articulações móveis? Que movimentos essas articulações permitem?
Soluções para a tarefa
Resposta: O que seria articulações móveis?
Permitem uma extensa série de movimentos. Entre as articulações móveis destacam-se as articulações dos membros, como o ombro, a anca, o cotovelo, o joelho, etc. Embora as extremidades dos ossos ligados através destas articulações se encontrem intimamente em contacto, não se encontram directamente unidas, pois são revestidas por uma camada de cartilagem que evita o atrito dos ossos e o seu desgaste. Para além disso, estas articulações contam com uma série de elementos que garantem a sua estabilidade e limitam os movimentos, como é o caso da cápsula articular e dos ligamentos.
Explicação:
A forma e o tipo de junção dos segmentos ósseos, é possível distinguir vários tipos de articulações móveis:
- Enartrose: é formada por um segmento ósseo esférico que encaixa no interior de uma cavidade, podendo mover-se em todos os sentidos, como é o caso da articulação da anca, formada pela união da cabeça do fémur com a cavidade cotiloideia do acetábulo do osso ilíaco.
- Condilartrose: corresponde ao encaixe de um segmento ósseo com uma forma arredondada ou elíptica noutro que apresente uma concavidade, na qual se encaixa o primeiro. Um bom exemplo é a articulação do rádio com o côndilo umeral.
- Trocleartrose: corresponde à união de um segmento ósseo com a forma de uma roldana, com uma depressão no centro, e outro segmento ósseo composto por uma crista que deve encaixar no canal da roldana. O melhor exemplo corresponde à articulação do cúbito com o úmero.
- Artrodias: neste caso, as faces da articulação são lisas e planas, o que lhes permite deslizar entre si, como acontece, por exemplo, com a articulação atlantoaxial (entre as duas primeiras vértebras cervicais) e com as articulações dos ossos do punho e do tarso.
Link para entender melhor:
https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=383