Que forma de energia o ioiô tem antes de entrar em movimento e que forma de energia ele adquire durante a queda?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antes do ioiô entrar em movimento, ele possui um certa altura h em relação ao solo, ou seja, temos apenas energia potencial gravitacional. Quando o ioiô entra em movimento, ele perde altura, diminuindo a energia potencial gravitacional, mas em compensação, o movimento aumenta sua energia cinética ("energia de movimento").
Por fim, ao chegar o ponto mais baixo da trajetória, momento em que ele fica mais próximo do chão, sua energia potencial gravitacional é mínima, porque a altura diminuiu, a energia cinética por sua vez é maior, por causa da rotação que ele faz em sentindo contrário, sendo capaz de subir de novo com o pequeno puxão que damos nele pra voltar.
Lembrando que a soma da energia cinética com a potencial gravitacional é denominada energia mecânica, ou seja a tendência é a conservação dessa energia:
1. Antes do lançamento: Energia mecânica = Energia potencial;
2. Durante a queda: Energia potencial(diminui)+ Energia cinética (aumenta) = Energia mecânica,cujo valor é bem próximo do anterior, mas devido ao atrito do com o ar, um pouquinho de energia é perdida, mas não é tão significativo para alturas pequenas.
3. Ponto mais baixo da trajetória:
Energia potencial gravitacional mínima + energia cinética rotacional máxima = energia mecânica ( valor da energia mecânica do começo do lançamento, ou seja, a famosa conservação de energia)
Espero ter ajudado