Que foi o renascimento cultural?
Soluções para a tarefa
O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século catorze e se estendeu por toda a Europa até o século dezesseis. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval
Origem do Renascimento Cultural
O Renascimento Cultural foi um movimento que ocorreu nos séculos XIV, XV e XVI, principalmente, e teve sua origem na península itálica, onde hoje é a Itália. Naquela época, a região era o principal centro comercial, responsável pela conexão entre diversas nações, favorecendo a troca cultural e de produtos.
Características do Renascimento Cultural: Resumo
Dentre as características do Renascimento Cultural, as mais importantes e que tiveram maior reflexo no mundo foram: a) antropocentrismo; b) individualismo; c) racionalismo; e d) humanismo. Sobre estes pontos:
Antropocentrismo: condição de pensamento que favorecia o homem e sua posição no mundo como centro das atenções e preocupações das reflexões filosóficas. Afastamento da religião e centralidade na vida mundana.
Individualismo: quebra com a ideia de comunidade, valorizando as habilidades individuais num processo de estímulo concorrência entre diferentes pessoas;
Racionalismo: valorização da Razão como parte fundamental da experiência humana no mundo. A fé começa a ser questionada pela ideia de ciência experimental (prática laboratorial, por exemplo, começa a se expandir);
Humanismo: associado ao antropocentrismo, os homens começam a ter preocupações dissociadas da religião quando passam a pensar sobre a moral e o conhecimento, por exemplo.
Renascimento Artístico
Quando se pergunta “o que é o Renascimento Cultural”, o que vem a mente é o Renascimento Artístico, graças às belas produções de Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael, Michelângelo e etc. Estes artistas fazem parte do Renascimento Artístico, uma “escola” de arte que valorizava técnicas de tridimensionalidade, aprofundava a expressão dos indivíduos representados de modo a revelar traços da personalidade e da psicologia destes, bem como associava temas da antiguidade clássica com temas do cristianismo medieval.
Para saber mais sobre a influência do Renascimento, clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/14102383
Na imagem, o Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, uma obra representativa do Renascimento.