que fatores precipitaram a guerra civil espanhola?
Soluções para a tarefa
Desde o início do século XX, a Espanha vivia mergulhada em sucessivas crises políticas e sociais. O governo monárquico era incapaz de resolver as dificuldades geradas pelo atraso econômico.
A estratégia era reprimir duramente os movimentos populares, como os sindicatos e os partidos de esquerda.
Em 1923, o general Primo de Rivera havia instalado uma ditadura de tipo fascista (preservando a monarquia). Essa ditadura caiu sob a pressão popular em 1930.
No ano seguinte, em meio a profundas agitações sociais e políticas, um movimento revolucionário popular derrubou a monarquia espanhola. O resultado foi a proclamação da República.
Depois da proclamação da República, os conflitos entre as forças de direita e esquerda acirraram-se. O programa de reformas políticas e sociais iniciado pelo governo republicano previa, entre outros pontos, a anistia e a reforma agrária.
A reforma amedrontou as elites conservadoras, que eram compostas por grandes proprietários, alta burguesia e membros do exército e do clero.
As elites se uniram num partido de extrema direita. A organização foi denominada Falange e tinha como objetivo impedir as reformas que considerava comunistas.