Que fatores podem influenciar na absorção de água do solo pelas raízes das plantas?
Soluções para a tarefa
Oii
Explicação:
A raiz absorve água majoritariamente através de um mecanismo de diferença de potencial. As células da camada mais externa da raiz são dotadas de finos pelos que possuem em seu interior vacúolos concentrados com sais e outras substâncias.
Espero ter ajudado :)
Resposta:
Um aspecto importante, no entendimento da relação entre a absorção de água é como ocorre o balanço no suprimento de água do solo para satisfazer a demanda evaporativa da atmosfera. O suprimento de água é determinado pela habilidade da cultura em utilizar a água armazenada no solo e, a demanda, por outro lado, é determinada pela combinação dos fatores meteorológicos interagindo com o "dossel" vegetativo da cultura.
A absorção da água pela raiz das plantas é afetada por vários fatores, incluindo a idade e o estado fisiológico das plantas. Dentre eles os fatores que podemos citar e considerar são desde fatores ambientais a aos inerentes a planta. Dentre os primeiros podemos incluir os fatores do solo, como temperatura, a concentração da solução do solo, o arejamento e a disponibilidade de água, e fatores atmosféricos propriamente ditos, como o vento, temperatura do ar e a luz. Os fatores do solo afetam de forma direta o processo de absorção.
Nos fatores que são inerentes as plantas, podemos destacar a espessura da cutícula que reveste as folhas, a espessura do revestimento de pelos nas partes aéreas, a densidade de estômatos nas folhas e o seu grau de abertura, a compacidade do mesófilo folear e o desenvolvimento do seu sistema radicular, relativamente a parte aérea. Grande parte desses fatores afetam o fenómeno de transpiração, e apenas indiretamente a absorção radicular das plantas.
A absorção de água pelas raízes se mais eficiente nas zonas mais jovens próximo da extremidade da raiz e especialmente na zona de diferenciação ou maturação celular (ou zona pilosa), onde a presença de milhares de pelos radiculares, aumenta enormemente a área de contato com a solução do solo e o volume de solo explorado pela raiz. Pouca água é absorvida na zona meristemática.
Conjuntamente são fatores que influenciam na absorção da água, o potencial de pressão, que é a pressão hidrostática dentro das células também chamado de pressão de turgor, assim como o potencial osmótico, que é a tendência da água de se mover através da membrana devido aos efeitos do soluto dissolvido.
Explicação: