História, perguntado por JujubaSam, 1 ano atrás

Que fatores forçaram o czar Nicolau ll a lançar o manifesto de outubro? Qual era o teor desse documento?

Soluções para a tarefa

Respondido por Luanferrao
191
O manifesto de outubro, lançado por Nicolau II, teve como objetivo evitar uma possível revolução no país, onde ele seria tirado do poder, dando fim aos longos anos de czarismo e iniciando uma república socialista. O manifesto possibilitou a criação de uma Duma (espécie de parlamento) e a criação de dois partidos políticos, o dos mencheviques (minoria, mas que eram mais conservadores) e o dos bolcheviques (maioria e favoráveis por uma revolução geral no país). Embora parecesse liberal, Nicolau II vigiava constantemente os partidos políticos e a Duma era administrada por ele e pela elite aristocrática, que em casos extremos, poderia dissolver e voltar como era antes. Foi a última forma do czar resistir as mudanças que viriam anos mais tarde, terminando num fim trágico, onde o czar e sua família foram assassinados pelos bolcheviques.
Respondido por EduardoPLopes
68

A crescente insatisfação, tanto das massas quanto da alta burguesia, com a Monarquia Absolutista, e a sofisticação da resistência política são fatores que forçaram o czar Nicolau ll a lançar o Manifesto de Outubro.

O Manifesto permitiu que fossem criados na Rússia, legalmente, partidos políticos e criou a Duma, uma assembléia legislativa de caráter consultivo, que contribuiria, em tese, para a desarticulação gradual do Absolutismo na Rússia e o desenvolvimento de uma Monarquia nos moldes ingleses.

A Duma, contudo, era frequentemente desrespeitada - o Czar podia dissolvê-la a qualquer momento - e os partidos políticos eram frequentemente reprimidos pelo governo, de modo que o Manifesto foi incapaz de acabar com a insatisfação popular, de modo que a Monarquia acabou caindo pouco menos de 12 anos depois, com a Revolução de Fevereiro.

Um pouco mais sobre a história da Rússia em:

https://brainly.com.br/tarefa/6109839

Anexos:
Perguntas interessantes