História, perguntado por cristianodanielbdl, 11 meses atrás

Que fatores forçaram o czar Nicolau 2 a lançar o manifesto de outubro?Qual era o teor desse documento?

Soluções para a tarefa

Respondido por andrewfairbairn
4

Resposta:

Em algum momento no meio do século 19 a Russia entrou na fase de crise interna que culminaria na revolução de 1917. As causas não foram de orígem economica e muito menos social mas sim de política e cultural.

Em prol da estabilidade, o tsarismo insistia numa autocracia rígida que efetivamente não permitia a participação da população no governo.   Ao mesmo tempo, afim de manter seu estatus de grande potência, promovia o desenvolvimento industrial como também a educação de nível superior, que eram inerentemente dinâmicas. O resultado gerou tensão contínua entre o governo e a sociedade, especialmente o elemento da sociedade que tinha educação, conhecido como a inteligencia.

Este era o scenário geral que preocupava o Czar Nicolas ii

O Manifesto de outubro, em russo Oktyabrsky Manifesto de outubro 30, 1905 na história Russa, o documento lançado pelo Imperador Nicolau II que efetivamente marcou o fim da autocracia na Russia, e deu início a uma era de monarquia constitucional. Ameaçado pelos eventos da Revolução Russa de 1905, Nicolau enfrentava a escolha de ou estabelecer uma ditadura militar, ou autorisando uma constituição. Apesar que o Czar e seu ministro consultor Sergey Yulyevich, o Conde Witte ter sérias reservas quanto a constituição, foi determinado ser taticamente a melhor escolha, e Nicolau então lançou o Manifesto de outubro, que prometia a garantia de liberdade cívica, que seria a liberdade da imprensa, expressão e assembleia, com criação de um corpo legislativo, chamado de Duma cujos membros seriam eleitos por voto popular, mas seriam aprovados antes de alguma participação na legislação. O Manifesto teve o efeito de manter satisfeitos um número adequado de participantes moderados da revolução, o bastante para permitir o enfraquecimento do movimento ao ponto que foi reduzido a pó. Somente então o governo formalmente efetivou as promesas contidas no Manifesto.

No dia 23 de abril, 1906, as Leis Fundamentais foram publicados que serviram de Constituição. O Duma que foi criado continha duas casas ao invés de uma, mas apenas os membros de uma delas foram elegidos por voto popular, e mais preocupante, o Duma possuia controle apenas limitada sobre o Orçamento, como também não tinha nenhum controle sobre o ramo executivo do governo. Adicionalmente, os direitos civis concedidos pelas Leis Fundamentais eram muito mais limitadas que aqueles prometidas pelo Manifesto.

Explicação:

Perguntas interessantes