Geografia, perguntado por mariaeduarda5562, 9 meses atrás

Que fatores favorecem a atividade industrial na Zona da Mata?​

Soluções para a tarefa

Respondido por analuisabs33
3

Resposta:

×

Zona da Mata

Por Thais Pacievitch

Categorias: Brasil, Geografia

Compartilhe:

É conhecida como Zona da Mata a faixa litorânea da região nordeste do Brasil, paralela ao Oceano Atlântico, que se estende do Rio grande do Norte até a Bahia, passando pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A faixa que corresponde a Zona da Mata tem entre 100 e 200 km de largura, da costa até o Planalto da Borborema.

Das quatro sub-regiões do Nordeste – Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte - a Zona da Mata é mais urbanizada, povoada e industrializada. A região é onde se concentra a maior parte da população e o maior número de indústrias do Nordeste, com destaque para o Pólo Petroquímico de Camaçari.

A região foi a porta de entrada para a colonização européia, iniciada no século XVI. É chamada de “Zona da Mata” por que, originalmente, era coberta pela Mata Atlântica, que atualmente está quase extinta na região. O solo fértil vem sendo explorado desde a colonização. A média de temperatura é elevada. O clima na região é tropical úmido.

O desenvolvimento da Zona da Mata é marcada pela grande concentração de renda e de poder nas mãos dos latifundiários (usineiros, senhores de engenho). A economia da Zona da Mata pode ser classificada em três núcleos:

Sul da Bahia – predomina o cultivo do cacau, em grandes propriedades monoculturais. As principais cidades são Itabuna e Ilhéus.

Recôncavo Baiano - extração de petróleo e indústrias petroquímicas. A principal cidade é Salvador.

Litoral Açucareiro – a principal atividade é a produção de cana-de-açúcar em grandes propriedades (engenhos e usinas). A principal cidade é Recife, mas o litoral açucareiro estende-se do Rio Grande do Norte à Bahia, com maior ênfase nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

Perguntas interessantes