Geografia, perguntado por Binca12, 1 ano atrás

que fatores determinam as variações de salinidade e temperatura nas águas oceânicas?

Soluções para a tarefa

Respondido por Viniciuscunha1
3
O aumento da densidade da água na superfície faz com que esta se afunde e desloque água profunda; assim, a origem da circulação termoalina é um fluxo vertical de água superficial, mergulhando a uma profundidade intermediária ou próxima ao fundo, dependendo da densidade dessa água. O prosseguimento é um fluxo horizontal, com as águas recém-afundadas deslocando as antigas residentes no local. Como o processo de formação de águas densas está principalmente ligado à redução de temperatura ou aumento de salinidade devido à formação de gelo, geralmente as correntes termoalinas originam-se em altas latitudes. Estas águas frias e densas afundam e lentamente fluem em direção ao equador. A circulação termoalina é, deste modo, importantíssima no estabelecimento das características dos oceanos profundos. O conteúdo relativamente alto de oxigénio das águas profundas em relação às águas mais superficais reflecte a sua origem polar. Sem a fonte superficial desse gás, as águas profundas dos oceanos poderiam esgotar o oxigénio pela oxidação do material orgânico que contêm.
Respondido por KetlynClaudino
3

A temperatura é o fator que determina a salinidade das águas, quanto mais quente for a água, mais sal terá dissolvido nela e maior será a sua salinidade.

A densidade também é um fator interligado com a quantidade de sal na água, quanto maior a salinidade da água, mais densa ela é.

Perguntas interessantes