Que fatores contribuíram para o desenvolvimento econômico e tecnológico que o Japão apresentou após a Segunda Guerra Mundial?
Soluções para a tarefa
O Japão foi um dos países arrasados no contexto da Segunda Guerra Mundial, especialmente por apresentarem em seu restrito território poucos recursos naturais e uma expressiva população vitimadas pelas bombas atômicas. Apesar das dificuldades, o Japão apresentou um rápido e profundo desenvolvimento no contexto após a Segunda Guerra Mundial e, em cerca de vinte anos, se destacou como segunda maior economia do mundo.
Apesar de ter sido arrasado no contexto da Segunda Guerra Mundial, o Japão conseguiu se reerguer, em um primeiro momento, com auxílio dos Estados Unidos, potência mundial no contexto, que visavam conter os avanços socialistas no mundo. O crescimento japonês ocorreu a partir dos incentivos à população japonesa para o trabalho, tendo em vista que estes seriam os responsáveis pela reestruturação do país.
Tendo como pano de fundo uma população disciplinada, baixos salários pagos aos trabalhadores e condições deploráveis de trabalhos nas fábricas, o Japão começou a se desenvolver. Esse desenvolvimento rápido gerou também consequências negativas, como a intensa poluição do meio ambiente e degradação do trabalhador. Essas condições fizeram o Japão repensar sua política industrial, mudando ao longo dos anos o foco da indústria de base e química para indústria de bens de consumo, especialmente àquelas relacionadas à tecnologia.
Ainda na década de 1970, o Japão passou a competir com os Estados Unidos em várias áreas da economia. Ainda, nesta mesma década, o governo japonês sentiu a necessidade de organizar seu espaço industrial, tendo em vista o restrito território físico do Japão. Para isso, indústrias como as de base, foram transferidas para outros países, como a Coreia do Sul, Taiwan e até mesmo o Brasil. Além disso, dentro do próprio Japão foi necessária uma reorganização industrial, com a intenção de redistribuir melhor e descentralizar os polos industriais do país, embora ainda hoje a região de Tóquio seja a mais industrializada.
espero ter ajudado