Artes, perguntado por jonataquintal2019, 9 meses atrás

Que fator impulsionou a revolução impressionista?

Soluções para a tarefa

Respondido por rayssaambrozino32
1

Resposta:

A composição equilibrada, com figuras idealizadas, a utilização do chiarousco (palavra italiana para luz e sombra) do Renascimento, bem como a orientação da academia que determinava que o tema da arte deveria ser nobre e instrutivo, eram as características artísticas que predominavam naquele período. Os artistas impressionistas surgiram em oposição a essa realidade, contrários ao monopólio da arte.

Dessa forma, passaram a criar obras que representavam as próprias sensações visuais, com foco para a representação da natureza e destaque ao uso da luz natural. Grandes artistas daquela época como Cassatt, Monet, Renoir, Degas, Manet, Pissarro, Sisley e Morisot tinham seus trabalhos rejeitados pelos salões de arte da época em decorrência dessas mudanças artísticas apresentadas em suas obras.

Por conta disso, em 1874 eles decidiram promover sua primeira exposição. Foi quando o público pôde ter um primeiro contato com esse novo estilo artístico, mas a receptividade não foi positiva. As pessoas estavam acostumadas aos princípios acadêmicos e aquelas obras apresentavam um contraste ao que estavam acostumados. Nessa mostra foi exposta a célebre obra de Monet, “Impressão: Nascer do Sol”.

Essa rejeição e valorização dos padrões acadêmicos por parte do público incentivou os artistas a se dedicaram ao Impressionismo para promover uma revolução na maneira das pessoas enxergarem a arte. Entre os anos de 1868 e 1870, esses grandes nomes se reuniam para debater os assuntos pertinentes a esse novo movimento.

Apenas em 1884, com o surgimento do neo-impressionismo, considerado uma evolução do Impressionismo, esse movimento passou a ter uma maior aceitação.

Perguntas interessantes