Que fato fez com que a monarquia portuguesa tomasse a decisão de dividir as terras
brasileiras em Capitanias Hereditárias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sendo assim, em 1534, o rei português decidiu dividir as terras que pertenciam a Portugal pela força do Tratado de Tordesilhas. Com essa decisão, Portugal dividiu a colônia em 15 lotes de terra, que correspondiam, ao todo, a 14 capitanias, que foram entregues para a administração dos capitães-donatários.
Explicação:
tem vídeos falando disso
Resposta:
As capitanias hereditárias foram uma divisão administrativa que os portugueses criaram para organizar a colonização da América Portuguesa. As capitanias foram criadas pelo rei português D. João III em 1534 e dividiram toda a colônia em 15 lotes de terras, que foram entregues a pessoas responsáveis por desenvolvê-las. A criação das capitanias foi o primeiro grande esforço da Coroa Portuguesa em colonizar as regiões que correspondem ao Brasil.Os portugueses chegaram ao Brasil em 22 de abril de 1500 com a expedição de Pedro Álvares Cabral. Apesar da “descoberta”, os portugueses não deram tanta importância aos territórios do novo continente, pois a prioridade naquele momento era o comércio de especiarias que existia na Índia.
Explicação:
Como mencionado, o território da América Portuguesa foi dividido em quinze faixas de terra, que estavam organizados em catorze capitanias. A respeito dos donatários, a Coroa concedeu a carta de doação para doze pessoas. Seguem abaixo os nomes das capitanias e de seus respectivos donatários.
Capitania
Donatário
Maranhão (lote 1)
Aires da Cunha e João de Barros
Maranhão (lote 2)
Fernando Álvares de Andrade
Ceará
Antônio Cardoso de Barros
Rio Grande
Aires da Cunha e João de Barros
Itamaracá
Pero Lopes de Sousa
Pernambuco
Duarte Coelho
Baía de Todos os Santos
Francisco Pereira Coutinho
Ilhéus
Jorge de Figueiredo Correia
Porto Seguro
Pedro do Campo Tourinho
Espírito Santo
Vasco Fernandes Coutinho
São Tomé
Pero de Góis da Silveira
São Vicente
Martim Afonso de Sousa
Santo Amaro
Pero Lopes de Sousa
Santana
Pero Lopes de So