Que estrutura gera estímulos para os batimentos cardíacos
Soluções para a tarefa
Resposta:
sincício atrial (que é o conjunto de células especializadas em conduzir impulso elétrico) e o sistema His-Purkinje permitem a condução do estímulo elétrico gerado pelo PA cardíaco, garantindo ritmo, periodicidade e cronologia ao ciclo cardíaco.
Explicação:

A Vitallogy tem centenas de textos interessantes!
Faça uma busca!
Siga as nossas redes!

Dra. Simone Louise Savaris
Médica | Especialização em Cardiologia
CRM-40463
Cardiologista Clínica. Especialista em Insuficiência Cardíaca Avançada e Transplante Cardíaco. Atendimento à consultas [...]
PUBLICAÇÕES
CURRÍCULO
CONSULTÓRIO
CONTATO
MARCAR CONSULTA
VOLTAR
Ritmo sinusal e sistema elétrico do coração: conheça como acontece o batimento cardíaco
Ritmo sinusal e sistema elétrico do coração: conheça como acontece o batimento cardíaco
3647 visualizações - 06/08/2020
4 minutos de Leitura
O coração possui uma estrutura elétrica que é formada por dois tipos celulares: 1) as células que geram o potencial de ação (PA) cardíaco e, em conjunto, são chamadas de marcapasso cardíaco; 2) as células especializadas em conduzir impulso elétrico, que possibilitam a propagação do estímulo de uma célula para outra, facilmente.
E como funciona o marcapasso cardíaco?
No átrio direito (AD), o nó sinusal ou nó sinoatrial, também conhecido como marcapasso atrial, inicia o potencial de ação cardíaco. O nó sinusal é uma estrutura subepicárdica, fusiforme, auto excitável, localizada entre a veia cava superior e a aurícula direita. Em um indivíduo normal, em repouso, sua frequência varia entre 50 a 100 disparos por minuto, Por isso, o ritmo normal do coração é denominado ritmo sinusal e a frequência cardíaca normal é entre 50-100 batimentos por minuto (bpm).
Para o impulso elétrico ser transferido dos átrios para os ventrículos, existe uma outra estrutura “no meio do caminho”, chamada nó atrioventricular (nó AV), que se localiza imediatamente acima da inserção do anel valvar atrioventricular direito.
O nó AV tem funções importantes, como retardar o impulso elétrico (separando a sístole atrial e a ventricular) e limitar a quantidade de estímulos que chegam aos ventrículos. Desse modo, ele evita que arritmias atriais, como a fibrilação atrial ou a taquicardia supraventricular, sejam transmitidas totalmente aos ventrículos, diminuindo as chances de degenerar para uma arritmia ventricular ou do paciente apresentar sintomas de baixo débito cardíaco por dificuldade de enchimento das cavidades cardíacas.

Resposta:
O sincício atrial (que é o conjunto de células especializadas em conduzir impulso elétrico) e o sistema His-Purkinje permitem a condução do estímulo elétrico gerado pelo PA cardíaco, garantindo ritmo, periodicidade e cronologia ao ciclo cardíaco. Nos átrios encontram-se as fibras intermodais, ou vias preferencias.