que equipamentos devem ser utilizados por uma equipe de laboratório ao manusear amostras potencialmente infectante
Soluções para a tarefa
Perincipalmente de deve se usar a biossegurança que é o grau de contenção necessário para permitir o trabalho com materiais biológicos de forma segura para os seres humanos, os animais e o ambiente. Consiste na combinação de práticas e técnicas de laboratório, equipamentos de segurança e instalações laboratoriais.
E os material biológico: é todo material que contenha informação genética e seja capaz de auto-reprodução ou de ser reproduzido em um sistema biológico. Inclui os organismos cultiváveis e agentes infecciosos (entre eles vírus, bactérias, fungos filamentosos, leveduras e protozoários); as células humanas, animais e vegetais, as partes replicáveis destes organismos e células, príons e os organismos ainda não cultivados.
Todo tipo de descuido, ou seja, se não for usada corretamente a biossegurança com os agentes infecciosos a probabilidade de ocorrerem danos ou agravos à saúde humana, animal ou ao meio ambiente decorrentes da exposição a agentes ou materiais considerados perigosos do ponto de vista biológico, como bactérias, fungos, vírus, parasitas e todos os agentes infecciosos potenciais manuseados nos laboratórios.
São distribuídos em quatro classes, por ordem crescente de riscos.
Primeiramente para poder manusear as amostras potencialmente infectante:
* Higiene e hábitos pessoais
* Normas para a área analítica
* Práticas de limpeza e descontaminação
* Formação de aerossóis
* Uso de pipetas e de dispositivos auxiliares de pipetagem (mecânicos ou
automáticos)
* Descontaminação
* Fazer o uso de EPI corretamente como: usar luvas, jaleco ou avental, óculos de proteção, protetor facial, máscaras de proteção , máscaras de proteção respiratória, toucas ou gorros, botas ou calçados de segurança, pró-pés, dispositivos de pipetagem.
Pois em nível de classe de risco de agentes potencialmente infectante é de Classe de risco 3: alto risco individual e moderado risco coletivo Inclui os agentes biológicos que se transmitem por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas profiláticas e terapêuticas eficazes. Representam risco se disseminados na comunidade e no ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa.
Ex.: Mycobacterium tuberculosis*, Bacillus anthracis, Coccidioides immitis, Clostridium botulinum, Escherichia coli enterohemorrágica, Shigella dysenteriae, Hantavírus, vírus da Febre Amarela, vírus da Chikungunya, Influenza A H5N1 e H1N1, dentre outros.