Biologia, perguntado por flaviasouza855, 1 ano atrás

Que enzimas participam da digestão dos carboidratos

Soluções para a tarefa

Respondido por LynneA18
3
A digestão dos carboidratos tem início na boca quando o alimento sofre a ação da a-amilase. O pâncreas sintetiza enzimas que facilitam a digestão luminal. A a-amilase pancreática atua sobre as moléculas de maltose, maltotriose e dextrinas. As dissacaridases e trissacaridases, enzimas presentes na borda em escova são responsáveis pela digestão dos dissacarídios. A sucrase e lactase são encontradas em maior concentração no jejuno, enquanto a maltase é mais abundante no íleo. 
No estômago o ácido clorídrico desnatura proteínas na intenção de expor as ligações peptídicas à posterior ação de enzimas, como pepsina e lipase. A digestão das proteínas necessita da presença de diferentes enzimas pancreáticas lançadas na forma de pró-enzimas e ativadas no lúmen intestinal. Entre elas se destacam as peptidases, incluindo a tripsina, quimiotripsina, elastase e carbopeptidases A e B. O produto restante da digestão enzimática das proteínas divide-se em aminoácidos (40%) e oligopeptídios (60%). Os dipeptídios sofrem ainda digestão enzimática nas bordas em escova e no meio intracelular pela ação das aminopeptidases e dipeptidases específicas. 
A digestão lipídica é mais complicada pela natureza hidrofóbica das moléculas de triglicérides de cadeia longa (TCL). Para que ocorra a interação com enzimas intraluminais, os lípides são primeiramente submetidos ao processo de emulsificação iniciado pela atividade trituradora do antro gástrico. No duodeno, substâncias lipolíticas como lipase e colipase ligam-se à superfície das partículas emulsificadas e hidrolizam as ligações éster dos triglicérides. Este processo exige a ação detergente de ácidos biliares conjugados produzidos no fígado. Os ácidos graxos produzidos são incorporados em micelas podendo-se mover por meio do quimo até a superfície mucosa para que ocorra absorção. Os triglicérides de cadeia média (TCM) são menos hidrofóbicos e apresentam maior superfície para a hidrólise intraluminal. São mais rapidamente hidrolisados e melhor absorvidos. Os ácidos graxos de seis a dez carbonos resultantes da hidrólise apresentam grande solubilidade em água não necessitando da presença da bile. A presença de enzimas pancreáticas não é essencial já que aproximadamente 30% do TCM é absorvido de forma intacta.
Perguntas interessantes