História, perguntado por micheleferreira2, 1 ano atrás

que efeitos a proibiçao da escravidao indigena por pombal em 1755 teria trazido para os proprietarios no brasil?qual atividade economica foi beneficiada com essa medida?

Soluções para a tarefa

Respondido por sulamitasaac
30
A mão de obra indigena foi a primeira a ser ultilizada no brasil colonia, para a extração do pau-Brasil, nas primeiras decadas do seculo XVI. Os nativos envolvidaos na atividade eram livres sendo explorados pelo sistema do escambo(troca). a escravidão só viria aom a introdução da cana de açúcar, por volta de 1530.
logo, porem os indigenas seriam subistituidos pelos africanos.
A principal motivação de portugual era economica: o aprisionamento indigena era uma atividade interna do brasil, nao resultando em renda para os portugueses já a capitura e o comercio intercontinental de africanos garantiam importates ganhos para os mercadores  lusitanos. Outrosfatores justificavam a troca : os indios ao cntrario dos negros nao estavam culturalmente acostumados à agricultura em larga escala, por isso não se adaptavam bem a produção de cana. além disso os nativos conheciam bem o territorio brasileiro o que facilitava a fuga.


thalissa04: A proibição da escravidão do indígena teve como resultado a falta de mão de obra nas atividades econômicas da colônia, principalmente nas regiões em que era expressivo o uso do trabalho indígena, como nas lavouras paulistas e no norte da América portuguesa.
Com a proibição, houve uma intensificação do tráfico negreiro, aumentando mais ainda os lucros dos empresários portugueses e brasílicos envolvidos no negócio.
Perguntas interessantes