História, perguntado por davioof290, 1 ano atrás

Que divergências havia entre o pensamento da igreja católica medieval e o pensamento da antiguidade clássica?

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
3
Bom dia!

A principal diferença entre o pensamento da Igreja Católica Medieval e da Antiguidade Clássica não é em sua composição estrutural, ou seja, não ocorre uma negação da estrutura do pensamento em uma escala marcante, mas se instaura uma nova noção de transcedente. 

Ao mesmo tempo em que negam mitos antigos, os medievais - como São Tomás de Aquino e Santo Agostinho - assumem para si as filosofias de Aristóteles e Platão de modo a dar um novo significado - agora num sentido cristão-religioso - à estes filósofos. Trabalhando com Platão, Agostinho vai demonstrar que a origem do conhecimento, por exemplo, como investigada por Platão, era exterior ao homem (a noção de inteligível vs. sensível), mas não residia num abstrato metafísico, já que o ambiente transcedental era governado por Deus, o conhecimento era proveniente exatamente dEle.

Ao passo que os Antigos buscavam colocar a razão em sua importância fundamental, os medievais utilizaram da noção de razão para colocar a própria noção de fé em uma perspectiva essencial.


abraços!
Perguntas interessantes