Que diferença existem entre as fazendas de café do vale do paraíba e as do oeste paulista
Soluções para a tarefa
No Vale do Paraíba havia trabalho escravo, os donos eram barões e usavam mulas para o transporte. No oeste paulista os trabalhadores eram imigrantes, os donos eram empresários ( que eram a mesma coisa dos barões só que com uma mentalidade "diferente"), usavam ferrovias para o transporte e usavam a" terra roxa".
As diferenças existentes entre as fazendas de café do Vale do Paraíba e do Oeste paulista são:
- mão-de-obra, pois no Oeste utilizava-se, além dos escravos africanos, os imigrantes europeus;
- produtividade maior no Oeste, pois o solo e o clima eram mais favoráveis, além de seus cafezais chegarem até cinco anos a mais de rendimento;
- uso de tecnologia mais avançada à Oeste, que aumentavam a eficiência da produção.
Fazendas de café paulistas
A região do Vale do Paraíba era ideal para o cultivo de café devido às suas terras virgens e clima agradável. O estabelecimento das fazendas se deu por meio de formas tradicionais de plantio (plantation), latifúndios, cultivo de exportação e uso de mão-de-obra escrava.
Com o esgotamento do solo carioca, o café começou a ser cultivado em São Paulo. O solo fértil de São Paulo era ideal para a continuidade da cafeicultura. Essa área não corresponde exatamente à área geográfica Oeste de São Paulo, mas assim era conhecido.
Quanto à mão de obra, também usava escravos africanos. Porém, como se desenvolveu um pouco mais tarde de fato, quando o tráfico de escravos já estava proibido, as pessoas começaram a procurar outro substituto para os trabalhadores, como os imigrantes.
Para mais informações sobre a segregação no Brasil, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51257836
#SPJ5