Que cuidados devemos ter para nos protegermos da radiação?
explicação de tudo minimo 5 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A pele é o órgão responsável pelo revestimento da parte externa de todo o organismo. É composta pela derme e epiderme. A derme é a camada externa da pele que sustenta a epiderme, é formada por colágeno, elastina, proteínas e água. A epiderme é a camada interna e mais profunda da pele, é formada por queratina, melanócitos e células imunitárias. A função da pele é proteger o organismo de invasões parasitas, proteger contra a radiação, impedir o excesso de evaporação da água, regular a temperatura do corpo, produzir vitamina D e detectar sinais como a temperatura e a dor.
Por estar em constante contato com o ambiente, a pele sofre alguns efeitos provocados pelo sol, poluição, vento e outros que interferem no seu bom funcionamento. Tais processos maléficos alteram a sensibilidade da pele deixando-a vulnerável a irritações, queimaduras e ressecamento.
Resposta:
Para a radiação solar:
a melhor maneira de se proteger da radiação ultravioleta é usar protetor solar diário com mínimo de fator de proteção 30, usar chapéus para proteger o rosto dos raios ultravioletas e evitar a realização de bronzeamento artificial. E ainda, é importante evitar o sol no meio do dia, quando a intensidade de radiação é maior.
Para a Radiação ionizante:
a realização de exames que emitem radiação ionizante, devem ser realizados com indicação médica, sendo que, na maioria das vezes, não causam nenhum problema de saúde, pois geralmente, são rápidos.
Entretanto, profissionais que ficam muito tempo expostos a este tipo de radiação, como funcionários que trabalham no setor de radioterapia e empregados de usinas nucleares, devem usar dosímetro de radiação e equipamentos de proteção, como por exemplo o colete de chumbo.
Explicação: