História, perguntado por aioajajaiaka, 10 meses atrás

Que críticas John Wycliffe e Jan Hus faziam a Igreja Católica?

Soluções para a tarefa

Respondido por Ayumieeee
9

Resposta:

John Wyclif apresentou uma série de críticas às doutrinas católicas que iria inspirar Martinho Lutero mais de um século depois. Dentre elas estavam a afirmação de que a salvação eterna era conseguida através da fé em Deus, bem como o posicionamento contrário à venda de indulgências – o perdão concedido pela igreja aos pecadores – praticada pelo clero católico.

Seguindo esses posicionamentos, Wyclif iria se colocar também contra a doutrina católica de que a realização de “boas obras” (como doações à igreja) seria também uma forma de se conseguir a salvação eterna.

Jan Hus também foi outra importante fonte de inspiração para Lutero. Hus defendia, como Wyclif antes dele e Lutero posteriormente, a autoridade das Sagradas Escrituras, como a Bíblia, sobre a tradição da Igreja Católica e sobre a palavra do papa, que era tida como a palavra de Deus. Esse posicionamento afrontava o poder religioso do papa e abria caminho para que todos os fiéis pudessem ler e interpretar a bíblia. As consequências no plano terreno foram a ampliação da alfabetização para um número maior de pessoas, pois anteriormente apenas os padres liam a bíblia e expressavam oralmente sua interpretação dos textos sagrados aos fiéis.

Respondido por Jvictor2020
8

Resposta:Na Inglaterra, no final do século XIV, o padre e teólogo John Wyclif apresentou uma série de críticas às doutrinas católicas que iria inspirar Martinho Lutero mais de um século depois. Dentre elas estavam a afirmação de que a salvação eterna era conseguida através da fé em Deus, bem como o posicionamento contrário à venda de indulgências – o perdão concedido pela igreja aos pecadores – praticada pelo clero católico.

Seguindo esses posicionamentos, Wyclif iria se colocar também contra a doutrina católica de que a realização de “boas obras” (como doações à igreja) seria também uma forma de se conseguir a salvação eterna. Essas posturas influenciaram diretamente Martinho Lutero na elaboração de suas 95 Teses afixadas na catedral de Wittenberg.

Jan Hus também foi outra importante fonte de inspiração para Lutero. Hus defendia, como Wyclif antes dele e Lutero posteriormente, a autoridade das Sagradas Escrituras, como a Bíblia, sobre a tradição da Igreja Católica e sobre a palavra do papa, que era tida como a palavra de Deus. Esse posicionamento afrontava o poder religioso do papa e abria caminho para que todos os fiéis pudessem ler e interpretar a bíblia. As consequências no plano terreno foram a ampliação da alfabetização para um número maior de pessoas, pois anteriormente apenas os padres liam a bíblia e expressavam oralmente sua interpretação dos textos sagrados aos fiéis

Explicação:ficou muito grande mas espero ter ajudado...

Perguntas interessantes