Que comentários sobre o comportamento humano faz o autor por meio dessas personagens?
No texto de Gil Vicente
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7
A
CRÍTICA RELIGIOSA E SOCIAL
Pode-se dizer que o teatro popular de Gil Vicente expressa uma visão
extremamente crítica da sociedade da época .
Sem fazer distinção entre as classes sociais, coloca o autor em cena os
erros e vaidades de ricos e pobres , nobres e plebeus ; censura a hipocrisia
dos frades que não fazem o que pregam ; denuncia os exploradores do povo ,
sejam eles juízes ou sapateiros ; desnuda a imoralidade das alcoviteiras e
satiriza os velhos sensuais ; ridiculariza os supersticiosos e os charlatães .
No conjunto, seu teatro apresenta um vasto painel crítico das classes sociais
do fim da Idade Média portuguesa. Tentando alcançar a consciência de cada
homem, Gil Vicente deixa explícito em suas peças que seu objetivo não é apenas
divertir, mas sim destacar os vícios de uma sociedade cada vez mais
materialistas e corrupta para reconduzi-la ao caminho do Bem .
«O
Auto da Barca do Inferno» é um exemplo perfeito da sátira social de Gil Vicente
aos costumes da sociedade portuguesa do século XVI, fazendo jus à fórmula
latina « ridendo castigat mores » ( a rir corrigem-se os costumes). A sua
crítica tem, pois, uma função moralizadora que, nesta peça, é facilmente
detectada pelas réplicas contundentes do Anjo.
Gil
Vicente fará alvos da sua crítica os poderosos, os materialistas e os
corruptos. No entanto, em Gil Vicente não há só perversos. Nele encontramos
também aqueles que não usam de malícia nos seus atos e falas como é o caso do
Parvo e o caso dos Quatro Cavaleiros que são merecedores da paz eterna porque
morreram nas cruzadas em defesa do Cristianismo.
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