Que características possuíam as construções de igrejas no estilo Barroco? *
1 ponto
Imagem sem legenda
Caracterizava-se apenas pelas decorações em ouro.
Tinha como característica principal a fortaleza das igrejas.
Caracteriza pelas curvas e sensação de movimento das esculturas e pinturas.
Tinha como característica a esculturas de figuras públicas sem identificação do rosto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Principais características da arquitetura barroca
arquitetura barroca
Interior barroco da Basílica Assumption of the Blessed Virgin Mary, na Polônia
Como o barroco busca afirmar a soberania católica, as artes desse período são marcadas pela exaltação de Deus e da Igreja. O barroco quebra a ideia de racionalidade e simetria do classicismo greco-romano e passa a fazer uso de formas e texturas que dão a ideia de movimentos e produzem emoções e sensações.
A exaltação da Igreja também é feita por meio de muitos ornamentos, de uma decoração extravagante que traz a ideia de grandiosidade, poder e riqueza. O barroco é ousado e as irregularidades de proporção são comuns nesse estilo. De forma geral, suas características mais marcantes são:
forte presença de espaços e formas ovais, que trazem a ideia de centralização;
uso da cruz grega, que identifica o cristianismo;
fachadas convexas ou côncavas, que reforçam a ideia de movimento;
uso de colunas tortas e de arcos;
elementos decorativos de muita exuberância e forte presença do dourado;
efeitos em gesso ou estuque;
sensação de infinitude e grandeza;
murais e pinturas nos tetos;
uso da iluminação para criar a sensação de mistério;
exaltação de Deus e de Cristo como figuras principais.
Essas características, apesar de serem as mais marcantes, não estavam cem por cento presentes em todas as obras da arquitetura barroca, pois o estilo arquitetônico variava de acordo com o contexto histórico de cada país.
Na França, por exemplo, a arquitetura barroca buscou exaltar, também, a monarquia — como no Palácio de Versalhes, por exemplo. Já na Inglaterra, o estilo barroco ganhou força quando Londres precisou ser “reconstruída” após um grande incêndio que destruiu mais de 13 mil casas e 87 igrejas. Nessa ocasião, Londres foi reprojetada com influencias do estilo arquitetônico que estava em voga na Itália e na França.
A arquitetura barroca no Brasil
arquitetura barroca
Igreja barroca de São Francisco de Assis em Ouro Preto, Minas Gerais
A arquitetura barroca teve um inicio tardio no Brasil. O estilo foi trazido pelos colonizadores no século 18 e manifestou-se no país até as duas primeiras décadas do século 19. O estilo foi usado pelos jesuítas e tinha a função de propagar a fé cristã na colônia.
As construções barrocas do Brasil foram inspiradas na arquitetura de Portugal, Itália, França e Espanha e na própria arquitetura do Brasil. Apesar de monumental, o estilo barroco brasileiro apresentava traços simples e, em muitos casos, mais retilíneos do que os vistos na Itália, por exemplo.
O estilo ganhou força no país e, até hoje, é admirado nacionalmente e internacionalmente — como exemplo, as igrejas de Minas Gerais, que recebem turistas do mundo inteiro. É interessante ressaltar que Minas Gerais é o estado com o maior acervo barroco do Brasil.
As características das construções barrocas mineiras refletem aspectos da disponibilidade de recursos no estado. Os artistas fizeram uso de materiais diferentes daqueles utilizados na Europa: no lugar de pedras como o mármore, o barroco mineiro conta com pedra-sabão e bastante madeira em suas esculturas e ornamentos.
Assim como na Itália, a religião é ponto central do estilo no Brasil. Figuras de anjos, santos e pinturas que remetem à eternidade são aspectos marcantes do nosso barroco.
Explicação: