que características do haicai de Issa também está presente nos haicais do brasileiro Millor Fernandes?
Soluções para a tarefa
Haicai é um gênero de poesia com forma fixa. Possui três versos: o primeiro e o terceiro são redondilhas menores — versos de cinco sílabas —, e o segundo, redondilha maior — verso de sete sílabas. Portanto, é uma poesia objetiva e sintética. O haicai tradicional não possui título nem rimas e apresenta temática bucólica. No Brasil, os principais haicaístas são: Masuda Goga, Guilherme de Almeida, Afrânio Peixoto, Pedro Xisto, Paulo Leminski, Helena Kolody, Millôr Fernandes e Alice Ruiz.
Leia também: Literatura de Cordel – produções típicas do Norte e Nordeste do Brasil
Características do haicai
O haicai é um subgênero literário, com caráter lírico, de origem japonesa, que, tradicionalmente, é caracterizado pelo(a):
objetividade
simplicidade
serenidade
sobriedade
casualidade
solidão
não intelectualidade
bucolismo
antissentimentalismo
condensação
uso de imagens
ausência de título
ausência de rima
kigo
cesura
O kigo é uma palavra que evidencia a estação do ano em que o texto foi produzido. A cesura é uma palavra utilizada, no final do primeiro ou do segundo verso, para provocar uma quebra sintática e evitar que o poema pareça ser composto apenas por um verso ou frase. Já o antissentimentalismo deve ser associado ao haicaísta ou ao eu lírico, pois uma das características do haicai tradicional é a existência de uma palavra que dispara a emoção na leitora ou no leitor.
Quanto à estrutura tradicional, o haicai é um poema que apresenta apenas três versos, portanto, é um terceto formado por redondilhas, assim distribuídas:
Verso 1 e 3: redondilha menor (cinco sílabas poéticas)
Verso 2: redondilha maior (sete sílabas poéticas)
Desse modo, o haicai é um poema de caráter popular, que, de forma sintética e com linguagem impessoal, busca retratar uma experiência concreta por meio do equilíbrio entre a forma (metrificação) e o conteúdo objetivo.
Espero ter ajudado