que benefícios a organização dos elementos na tabela periódica trouxe para a Ciência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A importância
Uma das principais funcionalidades da tabela periódica é a possibilidade de prever para que serve cada elemento químico e quais compostos irão resultar nas suas combinações. Isso só acontece porque os elementos são agrupados não só pelos seus números atômicos e em ordem crescente.
150 anos atrás, na Alemanha, nascia Dmitri Ivanovic Mendeleev. O pesquisador mudaria para sempre a história da ciência, com um rascunho feito à mão. Certamente você não conseguirá relacionar a imagem abaixo com nada que é utilizado no colégio para estudar química. Mas foi a partir deste rascunho, que dia 17 de fevereiro de 1869, nasceu a primeira tabela periódica.
Como tudo começou
Foi na Rússia, depois de formado e trabalhando na Universidade de São Petersbugo, que Mendeleev teve a ideia de agrupar os elementos químicos de acordo com o peso de cada um. Naquela época, o conceito de número atômico não era conhecido. Para calcular a massa/peso de um átomo, determinava-se o peso através de reações com a massa fixa de um certo elemento. Depois, o peso do segundo elemento era calculado com base na sua reação com o primeiro.
Dessa forma, o pesquisador passou a organizar os elementos com base nas suas propriedades e pesos. Por exemplo, os halogênios (F, Cl, Br e I) receberam esse nome devido a sua capacidade de formar sais com o sódio ou potássio. E assim, continuou escrevendo sobre as propriedades dos elementos químicos. Em princípio, ele começou a pensar em um padrão, porém não conseguia explicar as questões sistemáticas de cada grupo previamente separadas.
Até os dias atuais
O desenvolvimento da tabela periódica até os dias atuais, foi lento… Foi só no início do século XX, que o pesquisador Henry Moseley descobriu o número atômico. Desde então, esta é a grandeza que de fato caracteriza um elemento químico. Após a descoberta do número atômico (também conhecido como “Z” nos nossos cálculos químicos), a tabela periódica foi reorganizada. Em seguida, os elementos isótonos (átomos que possuem números atômicos e massas diferentes, e o mesmo número de nêutrons) e isóbaros (elementos com diferentes números atômicos, mas com o mesmo número de massa) foram identificados.
Como já mencionado no início, atualmente temos 118 elementos químicos, e provavelmente serão descobertos outros mais no futuro.
Explicação: