História, perguntado por meryjanejanemery, 1 ano atrás

que atribuições e poderes nas cidades francesas passaram das mãos dos senhores feudais para as novas autoridades do estado?

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicacristarru
3

O feudalismo teve seu marco inicial na Idade média, que nós e os historiadores acreditamos ter começado em 476 d.C. Muito depois disso teve a Revolução Francesa, que foi um movimento que consideramos que começou em 1789 séc. XVIII na França. Nesse momento a França estava passando por uma crise econômica, a monarquia era absolutista (ou seja o poder esta todo na mão do rei, depois dele passa para o filho e assim sucessivamente),  e o rei Luis XVI por mais que soubesse da crise, não queria deixar a luxúria de lado, ( a nobreza é oque a gente chama de parasitaria, pois não trabalhavam e nem geravam lucro nenhum ). E não só a nobreza mas o clero também não pagavam impostos . Resumindo: Só as pessoas mais pobres pagavam impostos! E por mais que a Idade média já tivesse acabado, a França ainda continuava com vários resquícios do Feudalismo. Então resumindo pra você poder entender melhor, o rei fez uma reunião pela segunda vez (porque da primeira não adiantou nada) e convocou os ESTADOS GERAIS, lá estavam os representantes do Primeiro, Segundos e Terceiro Estado.

Primeiro Estado :CLERO. Segundo Estado: NOBREZA, e Terceiro Estado : POVO. Para discutir coisas que poderiam mudar para melhorar a França. Só que o voto era por Estado, e nisso deu que não deu em nada porque o clero e a nobreza se juntaram e ganharam. Nisso, o povo foi mandado embora da reunião, então o povo já revoltado,  vai pra SALA DA PELA e fazem um juramento que não iam sair lá de dentro enquanto a França não tivesse uma constituição. E a partir daí começam as revoltas do povo. Com isso eles conquistam a primeira constituição, A REVOLUÇÃO FRANCESA. Claro que não acontece do dia pra noite mas o poder vai diminuindo, pois não só o povo mas também a nobreza e o clero também queriam que o poder do rei diminuísse. Dessa forma eles começam a lutar por seus direitos. E algo MUITÍSSIMO IMPORTANTE nisso tudo também são os IDEAIS ILUMINISTAS pois eles defendiam a ideia de que o poder deveria ser dividido, que não deveriam ficar concentrados na mão de uma pessoa só. O rei começou a ter medo pois o povo estava aos poucos conseguindo tudo oque queriam. Depois de um tempo os franceses matam o rei, pois descobrem que ele traiu a França pedindo ajuda para a Prússia  e a Áustria para conseguir o poder de volta e mandar na França novamente, sem contar que ele fugiu também . E por conta do povo exigir direitos, e respeito, é que os pensamentos iluministas começam a serem praticados. Eles queriam igualdade, direitos de votos também, mas não por Estado, e sim por cada um. Aí duvidem o poder legislativo, executivo e judiciário, que temos até hoje graças a Revolução Francesa! E acaba a monarquia absolutista.

Espero ter respondido sua pergunta

Perguntas interessantes