História, perguntado por Mauricioapa8950, 1 ano atrás

que atos de d.pedro as autoras do manifesto citam para justificar a descriço que dele fazem?

Soluções para a tarefa

Respondido por dudapekenna22
49

C-tirou finalmente a máscara hipócrita com que se disfarçava e fez, ver em claridade se nos embalava com a independência era para nos adormece sobre sua verdadeira intenção a dissolução da augusta assembleia nacional á força de artilharia e baionetas e a prisão    do nosso imortal compatriota  a Sr. Baratas são atentados que nenhuma dúvida deixam.

espero ter ajudado 

beijos

Respondido por lucasnmattos
1

As autoras do manifesto das mulheres de Goiânia justificam a descrição a partir da dissolução da Assembleia Nacional com base na força militar e a prisão do Senhor Barata, um militante conhecido da cidade.

O manifesto das mulheres de Goiânia

Escrito em 10 de fevereiro de 1824, o chamado manifesto das mulheres de Goiânia, cidade pertencente ao Estado de Pernambuco, foi parte de um movimento de contestação ao governo do Imperador Dom Pedro I. Estas mulheres são contra a dissolução da Assembleia Nacional e a imposição da nova Constituição.

Este é um importante documento, que mostra a luta pelo espaço das mulheres na política em uma época onde a cidadania se apresentava como um conceito bastante distante para grande parte da população.

Acreditamos que o manifesto seja o seguinte:

"Queridas Compatriotas

O imperador que soube de tal arte iludir-nos, que chegamos a adorá-lo como Fundador e Defensor da Liberdade, traindo nossa confiança tirou finalmente a máscara hipócrita com que se disfarçava e fez ver em toda a claridade que, se nos embalava com a Independência, era para mais facilmente nos escravizar. A dissolução da Augusta Assembleia Nacional à força de artilharia e baionetas, e a prisão do nosso imortal Compatriota o Sr. Barata, são atentados que nenhuma dúvida deixa. Todos os seus atos posteriores o confirmarão, e tendem ao mesmo fim, o de escravizar-nos.

Alguém poderá tachar-nos de nos intrometermos em política, por ser matéria alheia do nosso sexo: a isso responderemos não somos nós mães e esposas? E queremos acaso ser mães e esposas de escravos? As Brasileiras são sensíveis à honra e à glória de concorrerem para a liberdade e salvação da Pátria, pelas quais não duvidam arriscar as próprias vidas, preferindo a morte à escravidão."

Para saber mais sobre a Constituição de 1824, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/19173556

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes