Que atividades econômicas ou culturais testemunham a herança açoriana em Florianópolis ou outras localidades litorâneas catarinenses.
Soluções para a tarefa
Olá,
Terra dos índios Guaranis, kaingangs e Xokleng, no início frequentada por piratas e depois por poucos espanhóis, formando pequena comunidade de pesca e troca mercantil, foi a partir do século XV, por necessidade de ocupação e riqueza, que a Coroa Portuguesa voltou-se para as terras no Sul do Brasil e a Ilha de Santa Catarina, passou a ter significação estratégica para as navegações. Surgiram Nossa Senhora do Rio São Francisco, no litoral Norte do Estado, a póvoa do Desterro, na Ilha de Santa Catarina, e Santo Antônio dos Anjos da Laguna, ao Sul.
Com a mesma motivação, de ocupação e de comercio, ocorreu o êxodo dos açorianos, a pedido dos habitantes das ilhas, organizando-se uma transferência em massa. Deste modo, entre 1748 e 1756, cerca de 6.000 pessoas migraram para terras brasileiras, dando origem a muitas localidades litorâneas da Ilha de Santa Catarina, relacionada à forma como os açorianos foram distribuídos.
No início, parte de seu litoral, a economia de manufatura, tecelagem, curtumes, olarias, gasosas, sabão e velas e açúcar, também a agricultura e a pesca, enquanto mais para o interior, a cultura do linho e da cana de açúcar. Os açorianos desenvolveram uma policultura que não só propiciou a auto-suficiência do litoral catarinense em alimentos, como também garantiu a exportação de diversos produtos. Na segunda metade do século XIX, a pesca teria assumido maior importância.
Percebe-se, então, em diferentes aspectos, os sinais de elementos culturais trazidos pela imigração açoriana e sua importante contribuição que até hoje, identifica e caracteriza o povo que habita muitos municípios catarinenses. As tradicionais festividades católicas, a conhecida festa do Divino espírito Santo, a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes , as procissões de Corpus Christi e do Nosso Senhor dos Passos, a farra do boi (atualmente proibida), a malhação de Judas. Atividades folclóricas, como ternos-de- reis, o pau-de-fita, o boi de mamão, o pão-por-Deus, dentre outras
A construção naval, a arquitetura, a forma de construção urbana, com a igreja voltada para o mar, o terreiro vazio a sua frente, e as casas ao redor, dispostas linearmente no alinhamento da rua. A produção da renda de bilro, o vinho, o pão de centeio, queijos, cachaças, e muito mais, trouxeram para os dias atuais, aspectos culturais presentes e explorados pelo turismo.
A pescaria, a forte religiosidade católica, a confeitaria e as manifestações artísticas, sobretudo dançantes, são exemplos de atividades econômicas e culturais que refletem a herança açoriana em Florianópolis e demais localidades litorâneas catarinenses.
Herança açoriana em Santa Catarina
As atividades desenvolvidas pelos açorianos são similares àquelas vivenciadas pelos portugueses, isso porque esse povo foi colonizado pelos lusitanos, tendo, inevitavelmente, adquirido tradições equivalentes.
Em meados dos anos 1700, houve um forte incentivo português para que os casais açorianos se estabelecessem no Sul do Brasil, para que a localidade fosse povoada e demais invasões fossem evitadas.
Assim, esses povos prosseguiram com as atividades usuais de pesca que mantinham na Ilha de Açores, além de contribuírem com a culinária, especialmente na cocção de peixes, e na confeitaria.
Mais sobre os açorianos: brainly.com.br/tarefa/873866
#SPJ3