História, perguntado por kawanmayk0, 10 meses atrás

que aspecto cada autor destaca ao analisar a escravidão africana na América portuguesa​

Soluções para a tarefa

Respondido por rebeccafagundes4
222

Resposta:

O autor diz que os escravos tinham uma vida livre e cantante, como se fossem homens livres.

Explicação:


kawanmayk0: obrigada
Respondido por heloisagoncalves745
7

Enquanto Gilberto Freyre ameniza a escravidão africana na América Portuguesa, demonstrando certa compreensão sobre as atitudes dos donos de escravos, Jacob Gorender destaca o processo a partir do ponto de vista dos cativos, sofredores e pouco esperançosos.

Escravidão para Gilberto Freyre  e Jacob Gorender

Gilberto Freyre é conhecido por "romantizar" o período escravista brasileiro, comparando-o de maneira desproporcional ao processo de trabalho dos operários, por exemplo, de modo que a figura dos senhores de engenho se sobressaísse em uma espécie de compaixão aos escravos.

Jacob Gorender enfatiza os prejuízos do escravismo designado pelas relações agrárias que não beneficiavam ninguém além dos donos de terras, fosse nos plantios de cana-de-açúcar ou algodão.

Segue um trecho do texto de Gilberto Freyre em estudo:

Na verdade, a escravidão no Brasil agrário-patriarcal pouco teve de cruel. O escravo brasileiro levava, nos meados do século XIX, quase vida de anjo, se compararmos sua sorte com a dos operários ingleses, ou mesmo com a dos operários do continente europeu, dos mesmos meados do século passado.

Segue um trecho do texto de Jacob Gorender:

A simples eliminação em nossa História da essência feudal do sistema latifundiário brasileiro e a consequente suposição de que iniciamos nossa vida econômica sob o signo da formação social capitalista significa, nada mais nada menos, considerar uma excrescência, tachar de supérflua qualquer mudança ou reforma profunda de nossa estrutura agrária.

Mais sobre a escravidão: brainly.com.br/tarefa/12621053

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes