Que artefato foi importante para a decifração da escrita egípcia ? Que característica desse artefato ajudou o trabalho dos pesquisadores ?
Soluções para a tarefa
No Egito Antigo, a escrita tinha uma grande importância no desenvolvimento de atividades de cunho sagrado e cotidiano. Em linhas gerais, os egípcios desenvolveram três sistemas de escritas diferentes entre si. A primeira e mais importante delas é a hieroglífica, que era estritamente utilizada para a impressão de mensagens em túmulos e templos. Logo em seguida, havia a escrita hierática, uma simplificação da hieroglífica, e a demótica, utilizada para escritos de menor importância.
O desenvolvimento da escrita veio seguido pela produção de uma rica produção literária capaz de abranger desde os temas cotidianos, indo até a explicação de mitos e rituais sagrados. Entre os livros de natureza religiosa e moral, destacamos o “Livro dos Mortos” e o “Texto das Pirâmides”, respectivamente. Em paralelo, também havia produções textuais mais leves e jocosas, como no caso do livro “A sátira das profissões”, escrito que critica os incômodos existentes em cada tipo de trabalho.
Para a manutenção de um vasto império como foi o Egito, a escrita acabou sendo tarefa exclusiva de uma privilegiada parcela da população. Os escribas eram os únicos que dominavam a leitura e a escrita dos hieróglifos. Sua formação acontecia em uma escola palaciana onde os mais bem preparados obtinham cargos de fundamental importância para o Estado. Entre outras funções, um escriba poderia contabilizar os impostos, contar os servos do reino, fiscalizar as ações públicas e avaliar o valor das propriedades.
espero que eu tenho ajudado se tiver faltando alguma coise é só perguntar.
O nome deste artefato importante é Pedra de Roseta, sendo um resquício de um monumento (uma estela) egípcia, encontrada no Século XIX por um soldado francês que estava em missão militar no Egito.
A Pedra, produzida provavelmente durante o governo de Ptolomeu V, rei egípcio do final da Idade Antiga, trazia inscrições tanto em egípcio quanto em grego de um mesmo texto, de modo que, pelo domínio do grego - que se preservou na cultura ocidental -, os pesquisadores puderam, pela primeira vez na história, traduzir com segurança um texto escrito em egípcio antigo.
A partir daí estudaram as bases da língua egípcia, desvendaram o seu funcionamento e, com algumas induções, puderam "decifrá-la", tornando praticamente qualquer texto egípcio antigo acessível aos estudiosos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/546125