Que alimentos e bebidas são servidos na festa de carimbo? e do que são feitos?
Soluções para a tarefa
O Carimbó (anteriormente Curimbó ou Corimbó, do tupi korimbó), Pau e Corda, Samba de roda do Marajó, ou Baião típico de Marajó, é um ritmo musical amazônida, um patrimônio cultural brasileiro e, também um gênero de dança de roda de origem indígena típica da região norte brasileiro, criado no século XVII no estado do Pará.[1] Influenciado por negros (percussão e sensualidade) e portugueses (palmas e sopro). O nome Carimbó é oriundo do instrumento musical, um tambor artesanal utilizado nesse estilo musical, chamado de "Curimbó"
Durante o festival, as cozinheiras capricham na utilização de ingredientes amazônicos, como jambu, tucupi e caranguejo, além da dourada e da piramutaba. Há também a famosa “gengibirra”, bebida de alto teor alcoólico que “abastece” de energia os festeiros durante os três dias de festival. Segundo dona Teodorina Loureiro, não tem mistério. Basta cortar os pedaços de gengibre, misturar com cachaça (“muita cachaça!”), pôr açúcar e bater no liquidificador. Depois, é deixar “descansando” e bater de novo e de novo - quantas vezes achar necessário.
No cardápio, além do tradicional tacacá, com molho de pimenta fresca e “queimosa”, estão as deliciosas coxinhas de frango e as patolas de caranguejo.