Biologia, perguntado por nayranagleypires, 1 ano atrás

que adaptações a vida aquáticas podem ser observadas na parte externa do corpo dos peixes? como esses animais respiram dentro da água? quais sao os dois tipos de esqueletos encontrados nos peixes? e a fecundação, ocorre sempre na água?

Soluções para a tarefa

Respondido por Daniellatravassos
2
Os peixes possuem um sistema digestório completo, com intestino terminado em cloaca nos peixes cartilaginosos e em ânus nos peixes ósseos. O sistema excretor desses animais é formado por um par de rins. Nos peixes cartilaginosos, é excretado principalmente ureia, e nos peixes ósseos observa-se a eliminação de amônia.

O sistema circulatório é fechado e observa-se a presença de um coração com duas cavidades: um átrio e um ventrículo. Nesse importante órgão bombeador de sangue, há apenas sangue venoso.

Para viver no meio aquático, os peixes apresentam uma grande quantidade de adaptações, destacando-se a presença de brânquias. Esses órgãos em formato de lâmina e ricamente vascularizados permitem a troca gasosa entre a água do meio e o sangue do animal, o que constitui a respiração branquial. A água inicialmente entra pela boca e é conduzida até as branquias, por onde é eliminada pelas fendas branquias.

Além da presença de brânquias, os peixes possuem um corpo com formato hidrodinâmico que auxilia a movimentação na água. Normalmente os peixes apresentam o corpo fusiforme, ou seja, alongado e com as extremidades afiladas, o que possibilita uma melhor natação. Atualmente, considera-se o tubarão como o peixe com melhor hidrodinâmica.

Além do formato característico, os peixes possuem uma grande quantidade de muco em sua pele, o que ajuda a diminuir o atrito com a água. O muco, assim como as escamas, também possui papel importante na proteção do peixe contra patógenos.
Perguntas interessantes