Que acontecimentos políticos contribuíram para o processo de independência das colónias portu
guesas na África?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apesar dos esforços de paz internacionais, esta guerra ainda chegou aos nossos dias. O MPLA, o partido do governo e a UNITA, o partido do "Galo Negro", prosseguiram com as hostilidades num país muito rico em matérias-primas, mas totalmente devastado por uma guerra fratricida que longe de cimentar a paz, lhe trouxe destruição, fome e mutilações. O flagelo da fome atinge diariamente esta população que, apesar de alguma ajuda humanitária, continua a morrer.
No caso moçambicano encontramos algumas similaridades. Logo após a independência os grupos armados que haviam lutado contra os portugueses, a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) e a RENAMO (Resistência Nacional Moçambique), entretanto transformados em partidos políticos, envolveram-se em confrontos que geraram uma guerra civil. Moçambique, também detentor de boas potencialidades, tornou-se mesmo no país mais pobre do Mundo.
Nos últimos anos, contudo, as negociações entre os partidos rivais levaram ao fim da guerra e à consciencialização da necessidade de um trabalho conjunto que retire a nação da delicada situação em que ainda hoje se encontra.
Apesar das dificuldades e dos insucessos, a descolonização abriu caminho a uma cooperação com os novos países de expressão portuguesa.
Explicação:
Oii espero ter ajudado