Que a agricultura é a alma do negócio brasileiro, todo mundo sabe. As commodities agrícolas representam a maior parte das exportações do país atualmente, com destaque especial para a soja. No entanto, isso não se reflete no uso do solo no Brasil. Cerca de 30% da terra é ocupada por propriedades rurais, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. Entretanto, quando se analisa apenas a parte ocupada por lavouras, essa porcentagem chega apenas a 9% — o que pode ser considerado pouco quando se observa a importância do setor para a economia e a urgência de uma produção maior de alimentos saudáveis. Mas não necessariamente isso configura um problema. Para Fabrício Natal, diretor de engenharia da AGCO, empresa norte-americana de desenvolvimento de equipamentos agrícolas, o problema é como esses 9% são usados. “Temos uma grande quantidade de solo agricultável hoje no Brasil, mas que possui uma produtividade muito baixa. Temos um potencial gigantesco para explorar e aumentar a produtividade, e não precisaríamos expandir o uso da terra se quiséssemos dobrar a capacidade produtiva dela”, comenta. Sendo assim, para aumentar a quantidade de alimentos produzidos no país, não seria necessário apelar para a expansão do espaço agrícola. O avanço tecnológico tem feito esse papel. As cada vez mais modernas máquinas têm sido usadas para aumentar a produtividade do solo brasileiro. Agência Universitária de Notícias - USP. Segurança alimentar: o desafio de garantir alimentos saudáveis para as futuras gerações. Disponível em: Acesso e: 05 jun. 2019. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações que seguem: I. Apenas aproximadamente um terço da área rural brasileira é, de fato, ocupada por lavouras, o que revela que a terra não está sendo bem aproveitada. II. Não é preciso expandir o espaço agrícola em nosso país, mas sim é necessário que a vasta dimensão de terras agrícolas seja mais bem utilizada. III. A agricultura é a principal atividade econômica brasileira, a qual contribui para a preservação do solo a partir de investimentos em culturas como a soja. IV. As novas tecnologias voltadas para o setor do agronegócio vêm contribuindo para um melhor uso do solo na atualidade. É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 4 : II E IV
Explicação:
IV. As novas tecnologias voltadas para o setor do agronegócio vêm contribuindo para um melhor uso do solo na atualidade : CORRETO
II. Não é preciso expandir o espaço agrícola em nosso país, mas sim é necessário que a vasta dimensão de terras agrícolas seja mais bem utilizada.: CORRETO
III. A agricultura é a principal atividade econômica brasileira, a qual contribui para a preservação do solo a partir de investimentos em culturas como a soja.: A AGRICULTURA É A PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA DO PAÍS. PORÉM ,COMO DIZ O TEXTO; No entanto, isso não se reflete no uso do solo no Brasil.: ALTERNATIVA ERRADA.
I. Apenas aproximadamente um terço da área rural brasileira é, de fato, ocupada por lavouras, o que revela que a terra não está sendo bem aproveitada.: :
Entretanto, quando se analisa apenas a parte ocupada por lavouras, essa porcentagem chega apenas a 9%: ERRADA!
Entretanto, quando se analisa apenas a parte ocupada por lavouras, essa porcentagem chega apenas a 9%:ERRADA!
E 9% não é quase 1/3 de 30?????
Resposta:
resposta 4
Explicação:
Soja é opção para recuperar solo de canavial no Noroeste de São Paulo - site da Globo - G1
II e IV, apenas. Espero ter ajudado!