Saúde, perguntado por estrelacrr, 1 ano atrás

Quatro bases nitrogenadas diferentes (UCAG), combinadas três a três constituem 64 trincas (códons). Como há apenas 20 aminoácidos, estes são codificados por trincas diferentes (um aminoácido pode ser codificado por mais de uma trinca). Caso a cadeia do DNA transcrita apresente a sequência de bases nitrogenadas ATGCCGTAA, pergunta-se: como será o RNAm e quantos aminoácidos constituirão a proteína sintetizada?

Soluções para a tarefa

Respondido por camilagumiela
7

Resposta:

UACGGCAUU e 3 aminoácidos

Respondido por Sn0w
3

Resposta/Explicação:

A cadeia de RNAm será o complementar da cadeia de DNA.

Lembrando das complementaridades das cadeias: G com C e A com T, pra lembrar, tem a dica "Agnaldo Timoteo, Gal Costa". Portanto, na fita de RNA, o T(timina) é substituído pelo U(uracila)

Portanto vamos lá:ATGCCGTAA, a fita de RNAm será:

                               UACGGCAUU

Lembrando então que cada códon (trinca de RNAm codificante) terá um anticódon de RNAt que traz um aminoácido. A lista de aminoácidos e seus respectivos códons você pode encontrar no google.

Bom, na verdade todos os RNAm são traduzidos a partir da trinca AUG e param em uma trinca de parada ou stopcodon. Nesse caso, a resposta seria 0 (nenhum) aminoácido. Ou talvez você tenha digitado errado o terceiro codon, que seria C ao inves de G. De qualquer forma não tem codon de parada. Nesse caso sua proteína terá 3 aminoacidos a partir dali. Ta um mal elaborada essa questão, peça revisão ao seu professor.

Perguntas interessantes