“QUASE 20 MILHÕES DE PESSOAS MIGRARAM EM 2007; MAIS DA METADE ERAM NORDESTINOS”
Quase 20 milhões de pessoas migraram entre as grandes regiões do Brasil em 2007, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2008, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (24). Mais da metade dos migrantes eram nordestinos (53,5%), que foram, em sua maioria, morar no Sudeste (66,7%), seguidos por aqueles que nasceram no Sudeste (20%) e, também majoritariamente, foram morar no Centro-Oeste (36%), atraídos pelo crescimento da região.
A reportagem acima se insere no contexto da abertura das fronteiras econômicas na Região Centro-Oeste, desencadeada na segunda metade do século XX. Como aspectos marcantes desse processo, aponta-se:
I. A expansão da agricultura e da pecuária promoveu a expropriação dos pequenos e médios proprietários em favor de grandes latifundiários e grupos empresariais, transformando o Centro-Oeste numa das regiões brasileiras de grande concentração fundiária.
II. O processo de ocupação do Centro-Oeste tem sido ambientalmente mais equilibrado do que o ocorrido no restante do país, fato comprovado pelo baixo nível de degradação do cerrado na região.
III. No início da intensificação da ocupação da região deflagrada na segunda metade do século XX, predominava uma agropecuária tradicional em que se cultivavam produtos de base alimentar e utilizava-se mão de obra familiar.
IV. Apesar da intensa migração, as cidades da região não apresentam problemas urbanos típicos das cidades brasileiras atingidas por forte crescimento populacional, pois a maior parte da população ativa está empregada no setor primário.
Marque a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) incorreta(s):
A I, II, III e IV
B I, III e IV
C I e III
D II e IV
E II, III, IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta:
letra D
Explicação:
Respondido por
3
Resposta:
INCORRETA(S): II e IV
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás