Quarenta anos depois da publicação de Apocalípticos eIntegrados, de Umberto Eco, semelhante dicotomia se apresenta,desta vez, em relação à cibercultura. De um lado, os otimistasque acreditam nas inesgotáveis possibilidades dos avançostecnológicos, inclusive, propiciando o surgimento de uma"tecnodemocracia". De outro, os pessimistas que profetizam queo absoluto caos digital está próximo. Considerando essecontraponto, julgue os itens a seguir.I A antinomia tecnologia versus humanismo ultrapassa otempo e os contextos, inclusive, quanto aos meios decomunicação.II A divergência apontada acima está mais relacionada aoradicalismo dos otimistas e dos pessimistas que às novastecnologias.III Ao longo do tempo, as tecnologias se sucedem, mas infere-sedo texto que permanece o conflito, quanto ao uso delas, entreo bem e o mal.IV O desenrolar da espiral tecnológica é que tem agravado oconflito entre os "Apocalípticos" e os "Integrados".Estão certos apenas os itensA I e IIB I e IIIC II e IIID II e IV.E III e IV
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
B I e III.
O texto aponta para a aparente dicotomia entre tempo e tecnologia, que reflete a dificuldade de alguns ainda aceitarem os novos padrões tecnológicos, no sentido de ainda sentirem a necessidade de se manterem conservadores.
Todavia, estes serão aqueles que se tornarão os "apocalípticos" e não conseguirão "sobreviver", a este novo ecossistema, que requer atualização e capacitação em relação às novas tecnologias para a sobrevivência social.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás