Quantos números de 3 dígitos distintos impares podem ser formados com 0, 1, 2, 3, 4?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
___ ____ ____ >>>>> O primeiro número não pode ser o zero, senão teremos um número com dois dígitos. então para o ultimo número temos duas possibilidades o número um e o número três. Para o segundo número poderemos utilizar o zero ou qualquer outro dos números menos o utilizado como último número, pois não poderemos repetir. Então para o segundo número teremos quatro números disponíveis. Para o primeiro número temos três possibilidades, uma vez que já utilizamos dois números anteriores.
3 . 4 . 2 = 24
Olá, para responder essa questão, basta lembrar do Princípio Fundamental da Contagem ( PFC).
Como você quer dígitos ímpares, então esses números devem ser terminados com um número ímpar, Podendo ser, portanto, 1 ou 3, os quais são ímpares.
Logo, como são 5 possibilidades( 0,1,2,3,4) ,eu terei que fixar 2 números na última opção ( 1 ou 3). Portanto sobram 3 números para se multiplicar. Como eu quero números distintos, então eu terei na primeira opção 3 possibilidades,( pois não posso considerar o zero como primeiro digito, pois não seria um número de 3 algarismos, nem o algarismo utilizado o último dígito do número.) e no segundo dígito desse número terei 3 opções , pois como usamos dois algarismos, na última e na primeira opção, então agora teremos 2 possibilidades mais o Zero, que você não tinha usado:
3.3.2= 18 números distintos.
_ _ _
Portanto, pode-se formar 18 números distintos.
Observação: O último número em negrito, quer dizer que o mesmo está fixado.
Bons estudos!