Quantos mols existem em 15,2 gramas de cálcio (Ca)?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem 0,379 mols de Ca na amostra dada.
Explicação:
Temos 15,2 gramas de Ca (Cálcio). Precisamos converter gramas em mols.
Existem muitos tipos de conversão diferentes para mols. Alguns exemplos são:
- gramas para mols
- moles para gramas
- gramas para partículas
- mols para litros
Existem possibilidades infinitas de fatores de conversão. Como queremos encontrar o número de mols em uma determinada amostra, primeiro precisamos definir o que é uma toupeira.
- Mol - uma unidade de medida em química
Uma toupeira é uma unidade de um determinado item. Por exemplo, um copo seria equivalente a um mol. Mols são simplesmente uma unidade hipotética em química que atua como um espaço reservado.
Agora, como encontramos o número de mols?
Sabemos que uma toupeira de alguma coisa é uma dessa substância. Neste caso, estamos nos referindo a um átomo de cálcio.
Portanto, precisamos consultar uma tabela periódica para entender a que a massa de um átomo de cálcio é equivalente. Usarei a tabela periódica oficial de Química AP emitida pelo College Board.
Quando fazemos referência à tabela periódica, vemos que a massa de um átomo de cálcio é equivalente a 40,08 amu (unidades de massa atômica).
Aprendemos na química que podemos usar os termos amu e gramas alternadamente, então aprendemos que um mol de cálcio é equivalente a 40,08 gramas.
Como resolvemos isso?
Agora, precisamos descobrir quantos mols existem em 15,2 gramas de cálcio. Podemos usar a análise dimensional para resolver isso.
Nossa unidade inicial será de 15,2 gramas de Ca.
Queremos converter isso em mols, então precisamos cancelar nosso valor em gramas. Além disso, como sabemos que temos 40,08 gramas de Ca em um mol, podemos configurá-los em duas proporções:
Essas proporções podem ser usadas para expressar a relação entre os mols de cálcio e a massa de um átomo de cálcio. No entanto, precisamos que nosso valor em gramas seja cancelado, portanto, como usaremos a multiplicação cruzada em nossa análise dimensional, precisamos usar a proporção com gramas na parte inferior.
Agora que selecionamos nossa proporção, podemos configurar um problema de multiplicação de nossas duas proporções:
Assumimos que temos um denominador de 1 abaixo de 15,2 gramas de Ca.
Agora, fazemos nossa multiplicação.
Vemos que nossa unidade restante será mol (s) Ca, então podemos ir em frente e eliminar nossa unidade de gramas de Ca.
Agora, precisamos simplificar um pouco.
Finalmente, vamos dividir nossa fração e avaliar nossa equação para encontrar o valor de moles Ca.
Nós terminamos ainda?
Ainda não! Para concluir nosso trabalho, precisamos encontrar o número de algarismos significativos que podemos usar. Recebemos dois valores que podemos usar para julgar a quantos algarismos significativos estamos limitados.
- 15,2 - Três algarismos significativos
- 40,08 - Quatro algarismos significativos.
Em química, sempre usamos o menor número de algarismos significativos para cálculos de precisão, portanto, precisamos arredondar nossa resposta para três algarismos significativos.
Portanto, existem aproximadamente 0,379 mols de Ca na amostra dada.
Acesse mais conteúdo em:
https://brainly.com.br/tarefa/12524877