Quantos metros cubicos De gas o conteúdo de 13kg de GLP ocuparia na atmosfera ao sair do botijão
Soluções para a tarefa
Resposta:
As substâncias (por exemplo, propano) utilizadas nos botijões referidos possuem temperatura crítica bem acima da temperatura ambiente, possibilitando então que na temperatura ambiente possam se apresentar na fase líquida caso a pressão seja igual ou maior do que a pressão de vapor saturado.
O propano tem temperatura crítica de 96o C e pressão crítica de 43 atm. Isto significa que acima de 96o C NÃO é possível se liquefazer o propano por mais que se aumente a pressão!
A 20o C as fases líquida e gasosa (vapor) do propano convivem em equilíbrio se a pressão é cerca de 7 atm, isto é, se a pressão for igual à pressão de vapor saturado.
Ou seja, em um botijão, não importando a sua capacidade e não importando também a quantidade de líquido e de vapor presente dentro do botijão (desde que a composição da mistura de substâncias diferentes como o propano e o butano seja a mesma), a pressão de equilíbrio é exclusivamente uma função da temperatura, função esta conhecida como a Lei de Clausius-Clapeyron. Cada substância possui específicos valores de pressão de vapor saturado e, portanto, os valores que aqui referi não são válidos para outros “gases”. O butano por exemplo possui valores menores de pressão de vapor saturado para as mesmas temperaturas que referi, sendo por exemplo sua temperatura crítica de 152o C e pressão crítica de 37 atm.