Quantos jogadores fazem parte de uma equipe de handebol? E como se denomina cada jogador conforme sua posição e função na quadra?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma equipe consiste de 14 jogadores. Não mais do que 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo, sendo um deles o goleiro.
Explicação:
Armador Central : Esse jogador é o cérebro e a locomotiva da equipe, visto que comanda o processo de armação e organização das jogadas. Como o nome sugere, a sua atuação se dá pelo centro de campo.
As habilidades do Armador Central envolvem: força; agilidade; concentração e variedade nos passes; bom arremesso de longa distância; criatividade na formação dos esquemas táticos; comunicação simples e clara com o restante da equipe.
Além disso, é essencial que ele tenha uma visão estratégica do jogo e da movimentação dos jogadores. Afinal, essa figura é a responsável por criar grande parte das jogadas do seu time.
Meias : Esses jogadores são o combustível para todo o restante da equipe. São conhecidos também como Armador Direito (Meia Direita) e Armador Esquerdo (Meia Esquerda). Eles são responsáveis por conferir um ritmo mais equilibrado e defensivo para o resto do time.
Sendo assim, a sua posição mais afastada faz com que eles sejam os primeiros a realizar a defesa ao partir para o resgate da bola a fim de um possível contra-ataque. Por isso, o porte desses jogadores costuma ser maior. A atuação deles ganha mais importância durante o ataque, que se torna um ponto crítico e perigoso para a equipe adversária.
Os principais atributos de um Meia são: Técnica precisa e potência no impulso; recepção bem feita dos passes; dar continuação às jogadas e arremessos fortes e mais altos.
Pontas : Os pontas são encarregados de participar das ações de ataque, atuando nas proximidades das linhas laterais do campo, próximos ao ponto de escanteio. Eles têm a função de atrair a defesa adversária, proporcionando um espaço maior entre os jogadores defensores no centro da quadra. Além disso, eles também se encarregam de partir para o contra-ataque e realizar uma corrida para dentro e fora do campo da equipe contrária, oferecendo aos jogadores pivôs a posição junto dos 6 metros e proporcionando maiores aberturas para os arremessos de longa distância aos meias.
Os principais atributos de um Ponta no handebol são: agilidade; precisão para fazer o arremesso em ângulos fechados; habilidade na pontaria; saber se posicionar de maneira rápida para montar um contra-ataque etc.
Na maioria das vezes, o jogador que atua como Ponta Direita é canhoto, enquanto o Ponta Esquerda é destro. Isso demanda um pouco mais de habilidade nas jogadas e faz com que eles tenham um ângulo mais propício para realizar o arremesso ao longo do campo lateral do adversário.
Pivô : O pivô no handebol é o jogador responsável por aproveitar oportunidades e criar espaços dentro da linha de defesa do time adversário. Dessa forma, ele pode se infiltrar nesses pontos e ter condições de fazer arremessos de uma distância menor e com mais chances de serem bem-sucedidos. Assim, ele consegue chegar perto da linha do goleiro e fazer o gol sem a necessidade de empenhar muita força ou impulsão. Além disso, eles se posicionam de maneira estratégica para que tenham condições de receber o passe de bola e fazer a finalização da jogada. Esse jogador atua, principalmente, movimentando o ataque entre o espaço que vai da área do gol até a linha tracejada de 9 metros. São os jogadores que ocupam a zona central ou lateral (entre os dois últimos defensores) da quadra, próximo à linha de seis metros.
Os principais atributos de um Pivô no handebol são: ter um repertório amplo de arremessos; agilidade nos passes; capacidade de lidar com as marcações constantes que recebe dos adversários; dominar os arremessos especiais — arremesso em suspensão, em queda, salto com queda; saber administrar demais arremessos — reversão, reversão com queda, percussão aérea etc.
Goleiro: O goleiro é um jogador essencial para realizar a defesa. Por isso, o objetivo do seu treinamento deve ser identificar os potenciais focos e pontos de ataque dos adversários. Desse modo, assim que a defesa é rompida, o goleiro deve ter um reflexo rápido e antecipar o provável local em que o atacante oponente arremessará a bola, evitando que ela entre pela baliza. Além de atuar na defesa, o goleiro também pode armar contra-ataques por meio do conhecimento de táticas especiais de posicionamento e deslocamento.
São características de um goleiro de handebol: ter uma estatura maior que a média; ter concentração; ter boa visão de jogo; saber atuar como jogador de linha; controlar o tempo de bola; tentar atuar conforme os próximos passos dos adversários.