quantos e quais são os públicos que se comunica através da documentação pedagógica
Soluções para a tarefa
A Documentação Pedagógica é a elaboração das informações levantadas com o REGISTRO. Anotações, fotos, filmes, gravações e produções das crianças são reunidas para provocar e instigar o educador
número 1: o próprio educador
Ao elaborar a documentação para si próprio, o educador vai:
perceber conquistas, fragilidades e peculiaridades das crianças
identificar pistas para dar continuidade e aprofundar propostas
aproveitar os interesses demonstrados pelos pequenos para transformá-los nos temas das sequências didáticas
PUBLICO número 2: crianças
Além de realizar experiências, as crianças precisam relembrar o ocorrido para consolidar as aprendizagens e relacioná-las a outros conteúdos já aprendidos. Isso é estabelecer e provocar novas conexões entre as células nervosas do cérebro.
Assim, painéis, cartazes, portfolios, álbuns, pastas, totens etc., com fotos, materiais e a produção dos pequenos, relembram e valorizam o que foi aprendido.
Outro aspecto desse tipo de exposição é a identificação de si próprio e dos limites entre o eu e o outro, que contribuem significativamente para a construção da identidade das crianças. E eles adoram se ver nas fotos e reconhecer os locais, os objetos e os colegas! Ao preparar com cuidado e intenção essa documentação, o professor passa para o grupo a mensagem de que as experiências foram positivas e convida todos a continuar no processo.