quantos campos de concentração existiram nesse período e qual era o objetivo desses campos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os campos de concentração foram usados pelo regime nazista para aprisionar milhares de pessoas nas décadas de 30 e 40. Ao menos 20 mil campos foram utilizados entre 1933 e 1945, na Alemanha e em outros 12 países que foram ocupados pelos nazistas antes e durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Origem dos Campos
Os campos de concentração, inicialmente, eram empregados para receber presos políticos, como socialistas e comunistas.
O primeiro a ser construído foi Dachau, em 1933, perto da cidade de Munique. Ao longo da guerra, contudo, o número de campos de concentração foi ampliado e cada um tinha uma função específica.
Os campos foram construídos na Áustria, Bielorrússia, Croácia, Estônia, França, Itália, Noruega, Países Baixos, Polônia, República Tcheca e Ucrânia.
Tipos de Campos de Concentração
Havia três tipos de campos: trânsito, trabalho forçado e extermínio.
Trânsito: serviam para concentrar um número grande de prisioneiros - normalmente judeus - que seriam transportados para os campos de extermínio. Existiram em maior número nos países ocupados pelos nazistas. Exemplos: Drancy, na França e Theresienstadt, na República Tcheca.
Trabalho forçado: os prisioneiros eram obrigados a trabalhar sem descanso e recebendo o mínimo para sobreviver. Exemplos: Bor, na Sérvia, e Plazów, na Polônia.
Extermínio: onde os prisioneiros eram diretamente encaminhados para a morte, em câmaras de gás. Apenas umas poucas pessoas sobreviviam e trabalhavam. Exemplos: Sobibor e Treblinka, na Polônia.
Isto não significava que um campo de trabalho forçado não poderia ser de extermínio e vice-versa. Em todos os campos, inclusive nos de trânsito, a mortalidade era alta por conta das péssimas infraestruturas.
Explicação:
bons estudos
Campos de concentração são construções militares desenvolvidas com o objetivo de aprisionar pessoas, sendo essas prisioneiras de guerra ou prisioneiras políticas. Os campos de concentração foram utilizados com o objetivo de segregar determinados grupos políticos, classes sociais ou estrangeiros do restante da população.
O objetivo central deste texto é concentrar-se na história dos campos de concentração desenvolvidos durante a Alemanha nazista no período entre 1933 e 1945. Os campos de concentração nazistas eram caracterizados pelo forte esquema de segurança, pelos maus-tratos direcionados aos judeus aprisionados e pelo desenvolvimento de infraestrutura para a execução em massa dessa comunidade étnico-religiosa.