Quantos brasileiros têm deficiência visual?
A Organização Mundial de Saúde estima que, nos países em desenvolvimento, como o Brasil, de 1 a 1,5 por cento da população é portadora de deficiência visual. Assim, no Brasil haveria cerca de 1,6 milhão de pessoas com algum tipo de deficiência visual, sendo a maioria delas com baixa visão. Calcula-se ainda que, a cada 3 mil crianças, uma é cega, e que a cada quinhentas crianças, uma tem visão subnormal.
Pelos dados do Censo Escolar, em 1998 havia 337.326 alunos com necessidades especiais matriculados em escolas de todo o país. Destes, 15.473 (ou 4,6 por cento) apresentavam deficiência visual; a maioria deles (9.907) cursava o ensino fundamental em escolas da rede pública estadual. Os especialistas estimam que os casos de deficiência visual poderiam ser reduzidos em até 50 por cento se fossem adotadas medidas preventivas eficientes nas áreas de saúde e educação e se houvesse mais informação disponível. Cabe à sociedade oferecer oportunidades para que as pessoas com limitações em seu relacionamento visual com o mundo possam desenvolver toda sua capacidade física e mental e usufruir dela. Há, ainda, muito a ser feito, mas é preciso reconhecer que já ocorreram muitas conquistas e avanços.
(Marta Gil (org.). Deficiência Visual. Brasília : MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000, p. 19 e 20)
PROPOSTA DA ATIVIDADE
Refletindo sobre estes dados, produza uma atividade que pode ser desenvolvida com os sujeitos que perderam a visão e necessitam de reabilitação no campo da deficiência visual.
Para tanto, utilize o seguinte roteiro para a produção da atividade:
Nome da atividade:
Público-alvo:
Objetivos:
Metodologia:
Avaliação:
Soluções para a tarefa
Dentre uma atividade descritiva em sala de aula pode-se citar:
Nome da Atividade: A teoria em prática
Objetivos: trabalho em equipe e fazer com que os alunos aprendam se divertindo.
Recursos: quadro, pincel e quadra esportiva.
Desenvolvimento da atividade: após uma aula expositiva o professor poderia levar os alunos para a quadra, com isso, propor uma gincana sobre a aula expositiva.
Assim sendo, a atividade consistiria em um jogo de perguntas que faria com que os alunos se movimentassem e trabalhassem em grupo a fim de ganhar a atividade.
Avaliação: a avaliação consistiria nas respostas dadas pelos alunos por meio da dinâmica.
Em todas essas etapas o professor tem por função intermediar o conhecimento para seus alunos.
Bons estudos!
Resposta:
Nome da atividade: Melhorando os demais Sentidos.
Público alvo: Criança portadora de deficiência visual.
Objetivos: Estimular os sentidos visuais e táteis e atender às diferentes condições visuais.
Metodologia: Apresentar o material em cores contrastantes, texturas e tamanhos adequados para que se torne útil e significativo. A confecção de recursos didáticos para alunos cegos deve e se basear em alguns critérios muito importantes para a eficiência de sua, além disso, deve ser atraente para a visão e agradável ao tato.
Avaliação: O resultado obtido será o mais satisfatório possível, pois após trabalhar outros sentidos com as crianças com deficiência visual, isso as tornará mais felizes e conscientes de suas habilidades.
Com tudo o que foi exposto na presente atividade, não há como opor-se que os estímulos visuais e táteis contribuíram no processo ensino aprendizagem. Por meio dessa interação adquiri-se um desenvolvimento gradativo, com melhora no rendimento escolar, mudança positiva no comportamento, entre muitos outros aspectos. Por isso é necessário a introdução dessas atividades nas escolas, a fim de que as crianças tenham acesso a todos seus direitos.
Explicação:
Bons estudos