Português, perguntado por Trizgoms, 1 ano atrás

(...)


— Quanto mais tempo as pessoas ficam no Facebook, mais elas se sentem mal – afirmou a pesquisadora Petya Eckler, da Universidade de Strathclyde, no Reino Unido.
Em estudo realizado com 881 jovens britânicas, com idade média de 24 anos, foi constatada relação entre a exposição à rede social e preocupações com a própria imagem. Segundo Petya, no Facebook as pessoas publicam uma versão fantasiada da vida e retocam fotos com programas de edição. O problema é que elas se comparam com as versões fantasiosas dos outros.
— O Facebook é tão real quanto um reality show, nós tentamos sempre mostrar o nosso melhor – disse Petya. – E as jovens se comparam com esse falso mundo dos outros.
Segundo a pesquisadora, isso afeta a autoestima das jovens e pode levar a sérios problemas de saúde, como depressão e distúrbios alimentares. Cirurgias plásticas, diz Petya, “é o extremo que as pessoas podem fazer para satisfazer uma fantasia”. O fenômeno é similar ao que acontece com as capas de revistas, mas com o agravante de a comparação se dar com conhecidos.
— Nas revistas você sabe que está vendo uma modelo profissional, no Facebook são seus amigos – explicou a pesquisadora.
Paulo Lopes, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, concorda que a fixação em selfies e redes sociais pode afetar a autoestima de algumas pessoas, mas desde que elas já possuam alguma fragilidade ou distorções em relação à própria imagem.
— A pessoa pode se ver como inadequada, fora dos padrões, mas a autoestima está fundada também em outras questões. O selfie, por si só, não é perigoso. Seria a mesma coisa que culpar o revólver por um assassinato – disse o psicólogo.

Disponível em: .

No fragmento acima, extraído do site de O Globo, coloca-se em questão um aspecto que, para muitos, tipifica os tempos atuais: a preocupação com a aparência. A matéria estabelece um vínculo entre essa preocupação e a exposição nas redes sociais, que teria como fundamento:



A
a rejeição que as pessoas estão exercitando em relação à exagerada exposição no Facebook.


B
a comparação feita, de forma restrita, com imagens das celebridades, divulgadas nos veículos de comunicação.


C
o fato de as pessoas estarem apelando para cirurgias plásticas, distorcendo as respectivas imagens originais.


D
os problemas de autoestima decorrentes do confronto estabelecido entre a própria imagem e a das pessoas das redes sociais frequentadas.


E
a procura de um padrão estético inalcançável, porque resultante de retoques produzidos por programas de edição.

Soluções para a tarefa

Respondido por paulof69
2
D. os problemas de autoestima decorrentes do confronto estabelecido entre a própria imagem e a das pessoas das redes sociais frequentadas.

O texto cita a imagem modificada e idealizada e como ela influencia em nossa autoestima
Perguntas interessantes