Quanto mais próximo o texto estiver da linguagem do leitor, mais afinidade este terá com a obra literária. É por esse motivo que a literatura infanto-juvenil tem, como uma de suas principais características, as marcas da oralidade. A seguir, há diferentes manifestações da linguagem em pequenos trechos de obras literárias. Em qual delas há marcas evidentes de oralidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:Arrumei um bico de vendedora num shopping perto de casa para dar uma reforçada na mesada. Começou como um trabalho de férias, mas a gerente gostou de mim e eu fui ficando. (Thalita Rebouças)
Explicação:
Resposta:
B.
Arrumei um bico de vendedora num shopping perto de casa para dar uma reforçada na mesada. Começou como um trabalho de férias, mas a gerente gostou de mim e eu fui ficando.
(Thalita Rebouças)
As marcas explícitas de oralidade estão presentes no trecho:
Arrumei um bico de vendedora num shopping perto de casa para dar uma reforçada na mesada. Começou como um trabalho de férias, mas a gerente gostou de mim e eu fui ficando. (Thalita Rebouças)
O trecho apresenta linguagem coloquial e gírias, como, por exemplo, o vocábulo bico no lugar de trabalho informal. Todas as outras alternativas correspondem à norma culta da língua portuguesa, com vocabulário rebuscado e complexo, sem manifestações de oralidade e informalidade.