Quanto maior a oferta de divisas (dada a demanda), menor a taxa de câmbio: a disponibilidade de moeda estrangeira aumenta, ela se torna mais barata, isto é, o dólar fica mais barato, em termos reais. Há uma valorização da moeda nacional, uma desvalorização do dólar. Por outro lado, se aumentar a demanda de divisas, dada a oferta, maior será a taxa de câmbio (ou seja, é necessário ofertar mais real por dólar, significando uma desvalorização do real e uma valorização do dólar). Nesse sentido, tem-se uma apreciação cambial quando ocorre o aumento do poder de compra da moeda nacional, perante outras moedas.
VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de. Economia: micro e macro. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).
Sobre taxa de câmbio e a valorização e desvalorização cambial, julgue as afirmações e as situações a seguir.
I. Quando ocorre uma desvalorização cambial, há a perda do poder de compra de uma moeda nacional. Assim, se um produto nacional X perder sua competitividade no comércio exterior, desestimulará as exportações em seu país.
II. Quando ocorre a valorização cambial, tem-se o aumento do nível de confiança e o aumento na taxa de câmbio fixa. Dessa forma, se um produto importado Y perder sua competitividade, estimulará as importações e também a competitividade.
III. Com uma desvalorização cambial ocorre uma elevação da taxa de câmbio, ou seja, o preço do dólar sobe em reais, o que estimula as exportações.
É correto o que se afirma em:
A)
I e III, apenas.
B)
II, apenas.
C)
I, II e III.
D)
I e II, apenas.
E)
III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A letra E)
III, apenas.
Explicação:
Perguntas interessantes